CRBio-06 é agraciado com livro sobre a biodiversidade do campus da UFAM/AM: a maior do Brasil em área urbana

O CRBio-06, representado pelo seu Presidente Felipe Pinheiro, recebeu das mãos do Biólogo e Ex-Presidente do CRBio-06, Edinbergh Caldas de Oliveira, o livro “Fauna e Flora do Campus da Universidade Federal do Amazonas: a maior biodiversidade urbana do Brasil". A entrega se deu nesta terça, 07/01, na sede do Conselho em Manaus.

Edimbergh é um dos autores do projeto que conta com a participação de mais 23 autores, entre eles os Conselheiro Rogerio Fonseca e o Ex-Conselheiro Ronis Da Silveira.

A obra já nasce rara tanto pela primorosa edição, quanto pelo conteúdo riquíssimo e pela pequena tiragem: Apenas 100 exemplares foram impressos nesta primeira edição.

O exemplar, fará parte do acervo da Biblioteca do CRBio-06 e estará disponível aos Biólogos para consulta.

Durante o lançamento do Livro, que aconteceu na quinta (02/02) na Reitoria da UFAM/AM, o professor Edinbergh Caldas de Oliveira, em seu discurso, lembrou do contexto pandêmico em que a obra foi construída e fez homenagem póstuma ao professor Marcelo Menin, co-autor de dois capítulos do livro: 11. Sapos, Rãs e Pererecas e 12. Lagartos, Cobras-cegas e Serpentes. “O primeiro contato com a publicação foi graças ao professor Marcelo Menin e não chegaríamos até aqui sem a contribuição dele”, lembrou.

Devemos lembrar também que o Biólogo Marcelo Menin foi agraciado pelo CRBio-06 com o Prêmio Wanderli Tadei Destaques da Biologia 2022, na categoria In Memoriam.

Outro Biólogo Destaque da Biologia CRBio-06 homenageado no livro foi Professor Antônio Carlos Webber, que recebeu o Prêmio em 2019.

Antônio Carlos Webber, contribuiu de forma decisiva para os cursos de graduação e pós-graduação na área de Ciências Biológicas do INPA e da Ufam. “Quero agradecer pela homenagem e por poder ter participado da construção dessa obra. Trabalhei 35 anos na UFAM, dando aula de Taxonomia e fazendo infinitas excursões com os estudantes pelo campus”, relembrou o docente.

Em nome do CRBio-06 o Presidente Felipe Pinheiro agradeceu a todos os autores e ao corpo docente da UFAM/AM pela importante contribuição ao acervo do Conselho: “Todos nos sentimos extremamente honrados por termos sido privilegiados com esta obra fenomenal, e mais ainda por ver envolvidos na obra nosso Conselheiro Rogério Fonseca, Nosso Ex-Conselheiro Ronis Da Silveira e nosso Ex-Presidente Edinbergh Caldas de Oliveira, além dos nossos homenageados Marcelo Menin e Antônio Carlos Webber”, concluiu.

 

Veja a reportagem completa do lançamento do livro em: https://ufam.edu.br/noticias-destaque/4513-biodiversidade-obra-fauna-e-flora-do-campus-da-universidade-federal-do-amazonas-a-maior-biodiversidade-urbana-do-brasil-e-apresentada-oficialmente-aos-autore