Prêmio Destaques da Biologia CRBio-06
2019
O Prêmio Destaques da Biologia foi criado em 2019 para homenagear os Biólogos que atuam nos Estados de jurisdição do CRBio-06, e que contribuíram substancialmente para o desenvolvimento da Biologia.
O Prêmio faz parte das
comemorações do Dia do Biólogo, 3 de setembro.
O primeiro Biólogo homenageado
foi o Prof. Dr. Antônio Carlos Webber.
A escolha do Destaque da Biologia
é realizada através de indicação on-line, aberta a todos os Biólogos
atuantes nos Estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rodônia e Roraima, e que
estejam registrados e adimplentes no Sistema CFBio/CRBios.
2020
Devido o período traumático da
pandemia do coronavírus, que envolveu a perda repentina de milhares de vidas,
inclusive de Biólogos, não aconteceu a seleção do Destaque 2020.
Em 2021, o Plenário do CRBio-06 decidiu
retomar o processo de seleção do Prêmio. Em clima de total
contristação e tomado por profunda emoção, elegeu por unanimidade o
Dr. Wanderli Pedro Tadei (In memoriam), o Destaque da Biologia 2020.
2021
Simultaneamente à escolha do
Destaque 2020, o Plenário decidiu por abrir o processo de indicação para
escolha do Prêmio de 2021, em plataforma on-line, divulgada no site e redes
sociais do CRBio-06. Após o período de inscrição obteve-se dezessete
candidaturas.
2022
Em 2022, pela primeira vez, o Prêmio Destaques da Biologia adotou a denominação Prêmio Wanderli Tadei e instituiu também a escolha de um Destaques para cada uma das áreas de atuação: área de Biotecnologia e Produção, Área de educação, Área de Meio Ambiente e Biodiversidade, Área Saúde e categoria In Memoriam.
Os candidatos que não preencheram os requisitos mínimos como Registo na Jurisdição do CRBio-06, quantidade mínima de indicações e situação de adimplência foram eliminados. Os selecionados para a segunda etapa foram repassados à Comissão de Avaliação e Seleção do Prêmio Destaques da Biologia CRBio-06, formada pelas Biólogas e Conselheiras: Dayse Campista, Jacqueline Batista, Rosana Filgueiras e Semírian Amôedo. Os currículos foram analisados criteriosamente, levando em conta a qualidade dos trabalhos científicos e suas contribuições à Biologia, os serviços prestados à sociedade, a relevância e o impacto destes trabalhos para a qualidade de vida e a defesa do meio ambiente.
A Comissão de Formação e Aperfeiçoamento Profissional (CFAP), formada pelos Conselheiros Ronildo Baiatone (Coordenador), Rogério Fonseca (Secretário) e Marcus Pereira (Vogal), em cumprimento ao calendário do Prêmio Wanderli Tadei - Destaques da Biologia 2022, foi encarregada avaliar os indicados e anunciar a Lista dos Selecionados em cada uma das categorias.
Foram recebidas 7 (sete) indicações para a área Biotecnologia e Produção, das quais 5 (cinco) foram selecionadas. Já na área Educação foram 8 (oito) indicados, porém apenas 4 (quatro) preencheram os requisitos, enquanto na área Meio Ambiente e Biodiversidade, obtivemos 11 (onze) indicados e 5 (cinco) selecionados e na Área Saúde dos 6 (seis) que receberam indicação, 4 (quatro) foram validadas pela CFAP em conjunto com a Comissão de Transparência: Daniel Santos (Coordenador), Israel Dourado (Secretário) e Andréa Moura (Vogal), que avaliaram as principais atribuições curriculares dos candidatos indicados a mais de uma área de atuação.
No total foram 32 indicações. Número bem superior ao anterior de apenas 17 indicações. Parabéns aos participantes que acolheram essa ação do CRBio-06 que visa principalmente o reconhecimento ao esforço dos Biólogos e Biólogas, que dedicam seu tempo e conhecimento em defender a vida em nosso planeta!
2023
A partir de 2023, o Prêmio Wanderli Tadei - Destaques da Biologia será desmembrado, dando origem ao Prêmio Empresas Destaques da Biologia, abringindo também uma grande área do Conselho que são as Pessoas Jurídicas e a Homenagem In Memoriam, que neste ano passou a ter um edital completamente diferente.
Em 2023, o Prêmio Wanderli Tadei recebeu a quantidade de votos recorde de 1.008 votos, número praticamente 10 vezes maior que em seu ano anterior.
Destaques da Biologia - 2023
Biotecnologia e Produção
-
Vera Margarete Scarpassa (CRBio 037019/06-D)
Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP (1980-1983), Mestrado (1984-1989) e Doutorado (1992-1996) em Entomologia pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia. Realizou dois pós-doutorado, na University of Vermont, VT, EUA (1999) e no New York State Department of Health, Albany, NY, EUA (2002-2003). É pesquisadora titular do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia. Atua e tem experiência nas áreas de Entomologia Médica, com ênfase nos vetores de malária, dengue, chikungunya, Zika e leishmania, Taxonomia e Biologia de Anofelinos, Entomologia Molecular, Genética de Populações, Biologia Evolutiva, Genômica e Bioinformática. Veja o currículo completo em: http://lattes.cnpq.br/0973227611684369
Educação
-
Marcela Alvares Oliveira (CRBio 052815/06-D)
Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Rondônia (2006), mestrado em Ecologia e Manejo de Recursos Naturais pela Universidade Federal do Acre (2012) e doutorado em Biodiversidade e Biotecnologia pela Rede Bionorte pela Universidade Federal de Rondônia (2022). Atualmente é professor titular da Faculdade Metropolitana de Rondônia, pesquisador da Rede de Pesquisa em Diversidade, Conservação e Uso da Fauna da Amazônia, voluntário da Associação de Defesa Etnoambiental, membro do núcleo docente estruturante - Faculdades Integradas Aparício Carvalho, professor titular - Faculdades Integradas Aparício Carvalho e membro de núcleo docente estruturante - Faculdades Integradas Aparício Carvalho.
Veja o currículo completo em: http://lattes.cnpq.br/9346965102777187
Meio Ambiente e Biodiversidade
-
Marcelo Gordo (CRBio 037599/06-D)
Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Campinas (1989), mestrado em Biologia (Ecologia) pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (1998) e doutorado em Zoologia - Museu Paraense Emílio Goeldi (2012). Atualmente é professor Associado da Universidade Federal do Amazonas. Tem experiência na área de Ecologia e taxonomia, atuando principalmente nos seguintes temas: Amazônia, conservação, Saguinus bicolor, herpetofauna e mamíferos.
Veja o currículo completo em: http://lattes.cnpq.br/7974425330619510
Saúde
-
Graça Barbosa (CRBio 030418/06-D)
Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Amazonas, mestrado e doutorado em Ciências Biológicas (área de concentração em Entomologia) pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia. É pesquisadora da Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD) onde coordenou o Departamento de Pesquisa entre abril de 2013 a novembro de 2017. É professora da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), onde atuou como Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Medicina Tropical da UEA/FMT-HVD entre maio de 2003 a julho de 2010 e março de 2014 a dezembro de 2016 e como Pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação da UEA entre julho de 2010 a abril de 2013. Atualmente responde pela diretoria de Ensino e Pesquisa da Fundação Alfredo da Matta.
Veja o currículo completo em: http://lattes.cnpq.br/2940481324985304
Destaques da Biologia - 2022
Biotecnologia e Produção
-
Vanderson de Souza Sampaio
Doutor em Medicina Tropical pela Universidade do Estado do Amazonas e Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado, mestre em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Federal do Pará, especialista em Bioinformática pelo Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC) e graduado em Biologia também pela Universidade Federal do Pará (2001).Pesquisador Adjunto na Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), onde atua em projetos de pesquisa nacionais e internacionais envolvendo Doenças Infecciosas e Tropicais como Malária, Tuberculose, arboviroses, HIV/AIDS, Leishmaniose, Doenças de Chagas entre outras.Coordenador e Professor do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Medicina Tropical (UEA/FMT-HVD). Pertence ao corpo permanente dos Programas de Saúde Pública (Fiocruz-ILMD/UFAM/UEA) e PPGBionorte (UEA), onde orienta estudantes de mestrado e doutorado. Biólogo da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) desde 2006. Como técnico da FVS-AM, atuou no nível gerencial, assessorando os Programas de Controle de Doenças de Transmissão Vetorial, nos componentes: entomologia e controle vetorial, diagnóstico e tratamento de doenças, políticas dos programas, organização logística e capacitações nos temas citados.Possui conhecimentos nas áreas de Epidemiologia, bioestatística e análise de dados, entomologia, controle vetorial, georreferenciamento, uso de sistemas de informação geográfica e desenvolvimento de softwares e scripts para análise de bancos de dados computacionais.
Educação
-
Gean Carla da Silva Sganderla
Professora do Departamento de Biologia, na Universidade Federal de Rondônia - UNIR. Doutorado em Educação, pela Universidade Estadual de Maringá.Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Rondônia - UNIR (2004), Especialização em Metodologia do Ensino Superior e Inovações curriculares pela Faculdade de Rondônia - FARO (2005), e Mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente pela Universidade Federal de Rondônia - UNIR (2008).Realizou trabalhos de consultoria na área de Desenvolvimento Regional nos aspectos ambientais (Levantamentos de fauna, levantamentos de produção de espécies nativas, etc). Atua no ensino superior desde 2008. Tem experiência na área de Ensino de ciências e Desenvolvimento Regional. Atuou como coordenadora Institucional do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) na Universidade Federal de Rondônia entre 2014 e 2017; Atuou como coordenadora do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UNIR entre os anos de 2016 e 2019.
Meio Ambiente e Biodiversidade
-
Marcelo Lucian Ferronato
Mestre em Ciências Ambientais, Doutor em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente pela Universidade Federal de Rondônia. Coordenador do Programa Floresta e Agricultura na Ação Ecológica Guaporé-Ecoporé.Foi Vice-presidente do Conselho Regional de Biologia da 6ª Região e Colunista de Bioeconomia na rádio CBN Amazônia de Porto Velho. Pesquisador colaborador do Laboratório de Heurística de Sistemas Agroalimentares da Amazônia “LaHorTA” UNIR Rolim de Moura.Experiência com povos indígenas e comunidades tradicionais da Amazônia e agricultores familiares. Atuação nas áreas de desenvolvimento regional, planejamento, ordenamento e gestão territorial, educação ambiental, restauração de ecossistemas e agricultura de baixo carbono.
Saúde
-
Fábio Medeiros da Costa
Graduação em Ciências Biológicas, Bacharelado e Licenciatura, pela Universidade Estadual da Paraíba - UEPB. Especialização em Ensino de Ciências Biológicas, Especialização em Controle Biológico e Especialização em Biologia Ambiental pelo Conselho Regional de Biologia 6a região - CRBio 06. Possui Mestrado em Entomologia pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - INPA. Doutorando em Entomologia pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - INPA. Atuou como Professor-Colaborador de Biologia Geral, Biologia Educacional e Prática de Ensino de Biologia na Universidade Federal de Rondônia - UNIR. Atuou como professor de Entomologia e Ecologia nas Faculdades Integradas Aparício Carvalho - FIMCA e na Faculdade Interamericana de Rondônia - UNIRON.Atua como consultor técnico e pesquisador da Oikos Consultoria e Projetos. Tem experiência nas áreas de Educação (Ensino Superior, Ensino Médio e Fundamental), Saúde Pública, Meio Ambiente e Entomologia, com ênfase em Insetos Vetores, atuando principalmente nos seguintes temas: bioecologia de vetores, estratégias de controle pragas e vetores de malária, filarioses, leishmanioses, dengue e outras arboviroses, inseticidas químicos, biológicos e extrativos vegetais. Além disso executa programas ambientais, licenciamento ambiental para empresas e desenvolve programas de controle ambiental.
In Memoriam
-
Marcelo Menin
Graduação em Ciências Biológicas (Bacharelado) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1998), mestrado em Ecologia e Conservação de Recursos Naturais pela Universidade Federal de Uberlândia (2002) e doutorado em Biologia (Ecologia) pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (2005). Foi Professor Associado da Universidade Federal do Amazonas, Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Zoologia-UFAM, Sub-Curador da Coleção Zoológica Prof. Paulo Bührnheim-UFAM, ministrou disciplinas de Zoologia Geral e Vertebrados, atuando principalmente nos temas: ecologia de comunidades, taxonomia e biologia reprodutiva de anuros.
Destaque da Biologia - 2021
Destaque da Biologia - 2020
Destaque da Biologia - 2019
Solenidade 2022
Aconteceu na noite desta terça, 29 de novembro, na sede do CRBio-06, em Manaus, Amazonas, com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube/CRBio06TV, a Solenidade de Entrega do PRÊMIO WANDERLI TADEI: Destaques da Biologia 2022.
Participaram presencialmente o Presidente Felipe Pinheiro, a Vice-Presidente Andréa Moura, o Conselheiro Tesoureiro e Coordenador da Comissão de Transparência (CT) Daniel Santos, o Conselheiro e Coordenador da Comissão de Formação e Aperfeiçoamento Profissional Ronildo Baiatone e a Assessora da Diretoria Karen Balieiro, cerimonialista do evento. O Conselheiro e Delegado Regional do CRBio-06 Pará e Amapá participou virtualmente e o Conselheiro Secretário Abílio Ohana Justificou ausência.
O Presidente Felipe Pinheiro abriu a Solenidade destacando que o trabalho dos Biólogos é um vetor de transformações positivas do nosso planeta e que tem sua relevância na abrangência das grandes áreas de atuação. Biotecnologia, Meio ambiente, Saúde e Educação. Como heróis anônimos dedicam-se ao árduo trabalho diário de manter o equilíbrio de todos os ecossistemas que mantém o nosso planeta vivo. Em seguida agradeceu aos presentes, Conselheiros e Assessores e passou a palavra ao Conselheiro e Coordenador da Comissão de Formação e Aperfeiçoamentos Profissional do CRBio-06 (CFAP).
O Conselheiro Ronildo explicou o mecanismo de escolha dos Destaques, enfatizando a total transparência e legitimidade do processo e citou os indicados selecionados:
Área de Biotecnologia e Produção: AUGUSTO BÜCKER, JANSEN FERNANDES DE MEDEIROS, SPARTACO ASTOLFI FILHO, SUZANA DA SILVA DE OLIVEIRA MARTINS e VANDERSON DE SOUZA SAMPAIO.
Área de Educação: ADRIANO MARCOS ROMANO, GEAN CARLA DA SILVA SGANDERLA, LUCIANO JORGE SEREJO DOS ANJOS e MARIA DAS GRAÇAS VALE BARBOSA GUERRA.
Área de Meio Ambiente e Biodiversidade: FERNANDO DA SILVA CARVALHO FILHO, HIPÓCRATES DE MENEZES CHALKIDIS, IZENI PIRES FARIAS, MARCELO LUCIAN FERRONATO e MAURO RENAN PEREIRA COSTA.
Área de Saúde: FÁBIO MEDEIROS DA COSTA, LUANA MESQUITA DA SILVA, LUCIVANA PRATA DE SOUZA MOURÃO e THAÍS FEIJÃO LIMA.
Cumprido os ritos iniciais o Presidente Anunciou o ganhador do Prêmio Wanderli Tadei – Destaques da Biologia 2022 – Categoria Biotecnologia e Produção:
(*) O vídeo apresenta alguns momentos de falhas na transmissão, devido a
instabilidade da internet no momento do evento. Preferimos manter o vídeo sem
edição para manter a integridade da Solenidade.