Indique o Destaque da Biologia 2022

É muito fácil indicar: CLIQUE no botão abaixo e participe!

Calendário 2022


DESCRIÇÃO

DATAS

PUBLICAÇÃO DO REGULAMENTO

08 de agosto de 2022

PERÍODO PARA REGISTRO DAS INDICAÇÕES 

02 de setembro a 03 de outubro de 2022

PERIODO PARA APURAÇÃO, SELEÇÃO E HOMOLOGAÇÃO DAS INDICAÇÕES

04 a 18 de outubro de 2022

DIVULGAÇÃO DOS NOMES DOS SELECIONADOS 

21 de outubro de 2022

PERÍODO DE VOTAÇÃO PÚBLICA DOS SELECIONADOS

22 de outubro a 07 de novembro de 2022

ANÚNCIO DOS AGRACIADOS

08 de novembro de 2022

PERÍODO PARA CONTESTAÇÃO DO RESULTADO

09 a 14 novembro de 2022

SOLENIDADE DE ENTREGA DO PRÊMIO WANDERLI TADEI - DESTAQUES DA BIOLOGIA 2022 

21 de novembro de 2022

 

Regulamento 2022


1. COMO SERÁ ESCOLHIDO? - O Biólogo Destaque da Biologia 2022, será escolhido por indicação dos próprios colegas Biólogos, através de formulário on-line, acessado através do site do www.crbio06.gov.br (Disponível a partir de 02 de setembro de 2022) e divulgado nas redes sociais do CRBio-06.

 

2. QUEM PODE SER INDICADO? – Biólogo das áreas de atuação profissional, que, de acordo com os critérios pessoais daquele que o está indicando tenha se destacado em sua vida profissional no ano de 2022 ou anteriores. 

 

3. QUAIS OS REQUISITOS PARA SER INDICADO? - Estar registrado na jurisdição do CRBio-06 e adimplente no Sistema CFBio/CRBios.



4. QUEM PODE INDICAR? - Biólogo registrado e adimplente com o Sistema CFBio/CRBios no período de 02 de setembro até 03 de outubro de 2022 para as indicações.



5. QUANTOS NOMES EU POSSO INDICAR? - Cada Biólogo pode indicar de 1 (um) nome, para cada uma das seguintes áreas de atuação: Biotecnologia e Produção; Educação; Meio Ambiente e Biodiversidade e Saúde.



6. QUANTOS SERÃO ESCOLHIDOS? - Apenas um por área de atuação do Biólogo e será escolhido como Destaque 2022.



7. O QUE DEVO INFORMAR SOBRE O INDICADO? - Preencher os campos com os dados solicitados no formulário on-line para indicação, informar links e anexar arquivos e o currículo (de preferência o Lattes). Quanto mais informações, melhor. Isso facilitará a escolha do seu indicado. 

 

8. ATÉ QUANDO POSSO INDICAR O DESTAQUE? - O prazo para indicação vai até as 23:59 do dia 03 de outubro de 2022.



9. QUEM IRÁ FAZER A APURAÇÃO - A apuração será feita por uma comissão formada por 3 (três) Conselheiros do CRBio-06 escolhidos entre os efetivos e suplentes.



10. COMO E QUANDO SERÁ A APURAÇÃO, SELEÇÃO E HOMOLOGAÇÃO DAS INDICAÇÕES? - A apuração será feita de 04 a 18 de outubro de 2022 em duas etapas. Primeiramente a Comissão irá classificar os 4 mais votados, sendo 1 (um) de cada uma da áreas de atuação, especificadas no item 5 (cinco). Depois serão analisadas as informações e checado se o indicado preenche os requisitos necessários (item 3). Caso um ou mais entre os que foram mais indicados não preencham os requisitos mínimos, estarão classificados os segundos mais indicados, repetindo o procedimento até que a lista esteja completa. Em uma segunda etapa, a Comissão entrará em contato com os indicados informando a indicação e solicitando do mesmo autorização para inserir seus nomes como "INDICADOS" ao prêmio.


11. VOTAÇÃO DOS INDICADOS E ANÚNCIO DO DESTAQUE DA BIOLOGIA 2022? - A lista dos indicados será divulgada no dia 21 de outubro de 2022. Período de votação dos selecionados ocorrerá entre o dia 22 de outubro a 07 de novembro de 2022. A votação ocorrerá por sítio eletrônico do CRBio 06. O anúncio dos eleitos será no dia 08 de novembro de 2022.

 

12. QUAIS OS CRITÉRIOS DE DESEMPATE? - No caso de empate, o Biólogo com mais tempo de registro será o contemplado.

 

13. POSSO CONTESTAR O RESULTADO, ATÉ QUANDO? - Sim. Por e-mail (assedir@crbio06.gov.br) entre os dias 09 a 14 novembro de 2022.

 

14. QUANDO E COMO SERÁ A CERIMÔNIA DE ENTREGA DO PRÊMIO DESTAQUE DA BIOLOGIA 2022? - Ocorrerá em Solenidade na sede do CRBio-06, em Manaus, no dia 21 (segunda-feira) de novembro de 2022, às 18:00 horas (horário Manaus), com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube do CRBio-06 (www.youtube.com/crbio06tv).

Prêmio Destaques da Biologia CRBio-06

O Prêmio Destaques da Biologia foi criado em 2019 para homenagear os Biólogos que atuam nos Estados de jurisdição do CRBio-06, e que contribuíram substancialmente para o desenvolvimento da Biologia. 

O Prêmio faz parte das comemorações do Dia do Biólogo, 3 de setembro.

O primeiro Biólogo homenageado foi o Prof. Dr. Antônio Carlos Webber.

A escolha do Destaque da Biologia é realizada através de indicação on-line, aberta a todos os Biólogos atuantes nos Estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rodônia e Roraima, e que estejam registrados e adimplentes no Sistema CFBio/CRBios.

Devido o período traumático da pandemia do coronavírus, que envolveu a perda repentina de milhares de vidas, inclusive de Biólogos, não aconteceu a seleção do Destaque 2020.

Em 2021, o Plenário do CRBio-06 decidiu retomar o processo de seleção do Prêmio. Em clima de total contristação e tomado por profunda emoção, elegeu por unanimidade o Dr. Wanderli Pedro Tadei (In memoriam), o Destaque da Biologia 2020.

Simultaneamente à escolha do Destaque 2020, o Plenário decidiu por abrir o processo de indicação para escolha do Prêmio de 2021, em plataforma on-line, divulgada no site e redes sociais do CRBio-06. Após o período de inscrição obteve-se dezessete candidaturas.

Os candidatos que não preencheram os requisitos mínimos como Registo na Jurisdição do CRBio-06, quantidade mínima de indicações e situação de adimplência foram eliminados. Os selecionados para a segunda etapa foram repassados à Comissão de Avaliação e Seleção do Prêmio Destaques da Biologia CRBio-06, formada pelas Biólogas e Conselheiras: Dayse Campista, Jacqueline Batista, Rosana Filgueiras e Semírian Amôedo. Os currículos foram analisados criteriosamente, levando em conta a qualidade dos trabalhos científicos e suas contribuições à Biologia, os serviços prestados à sociedade, a relevância e o impacto destes trabalhos para a qualidade de vida e a defesa do meio ambiente. 

Destaque da Biologia - 2021

PAULO SÉRGIO BERNARDE
Dr. Paulo Sérgio Bernarde Formado em Ciências Biológicas Bacharelado e Licenciatura na Universidade Estadual de Londrina no Paraná, Mestrado em Zoologia na Universidade Federal do Paraná em Curitiba em 1999 e Doutorado em Zoologia na Universidade Estadual Paulista de Rio Claro em 2004. Professor Associado IV da Universidade Federal do Acre, Campus Floresta em Cruzeiro do Sul, onde leciona disciplinas de Zoologia para os cursos de Ciências Biológicas, Engenharia Agronômica e Engenharia Florestal e a disciplina de Animais de Interesse na Saúde para o curso de Enfermagem. Bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPq. Orienta PIBICs e TCCs na graduação e também nos cursos de Mestrado em Ecologia e Manejo de Recursos Naturais da UFAC de Rio Branco, Mestrado em Ciências da Saúde na Amazônia Ocidental de Rio Branco e Doutorado em Biodiversidade e Biotecnologia - REDE BIONORTE. Desenvolve pesquisas principalmente em herpetologia (Anfíbios e Répteis) e também com animais peçonhentos e venenosos, especialmente com acidentes ofídicos. Mais de 100 artigos publicados em periódicos científicos nacionais e internacionais, além de capítulos de livros e participa na autoria de 5 livros, dentre eles Anfíbios e Répteis - introdução ao estudo da herpetofauna brasileira e Serpentes peçonhentas e acidentes ofídicos no Brasil. Realiza divulgação científica em redes sociais como Facebook, Instagram e no YouTube onde tem um canal, e também mantém o site Herpetofauna (www.herpetofauna.com.br).

Destaque da Biologia - 2020

WANDERLI PEDRO TADEI (In memoriam - 24/03/1948 - 11/05/2021)
Foi pesquisador titular do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, coordenando o Laboratório de Malária e Dengue - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia. Graduado em Licenciatura em História Natural pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de São José do Rio Preto (1971), mestrado em Ciências Biológicas (Biologia Genética) pela Universidade de São Paulo (1974) e doutorado em Ciências Biológicas (Biologia Genética) pela Universidade de São Paulo (1977). Foi pesquisador titular III do INPA, atuando nos Cursos de Pós-Graduação de Entomologia e Genética, Biotecnologia da Universidade do Estado do Amazonas - UEA/UFAM e Bionorte. Participando de projetos de pesquisa interinstitucionais nacionais e internacionais, o mais recente VAIKUTUS (objetivando a cooperação e troca de conhecimentos e a criação de uma rede intercontinental na área de nanocompósitos inorgano-bioorgânicos híbridos para fins biomédicos e aplicação na engenharia). Possuía experiência na área de Entomologia Médica, com ênfase aos estudos de vetores, atuando principalmente nos seguintes temas: Malária e Dengue, Bioecologia de Anofelinos e de Aedes aegypti, Controle Químico e Biológico, Nanocompósitos e Biotecnologia.

Destaque da Biologia - 2019

ANTÔNIO CARLOS WEBBER
Possui graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1977), mestrado em Ciências Biológicas (Botânica) pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (1981) e doutorado em Ciências Biológicas (Botânica) pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (1996). Atualmente é Professor Associado II da Universidade Federal do Amazonas, Colaborador do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia e Membro de corpo editorial da Acta Amazonica. Tem experiência na área de Botânica, com ênfase em Biologia Reprodutiva. Atuando principalmente nos seguintes temas: biologia floral, polinização, fenologia, Annonaceae.
Marcelo Lucian Ferronato, Vice-Presidente; José Felipe de Souza Pinheiro, Conselheiro Tesoureiro; Yamile Benaion Alencar, Presidente; Climéia Corrêa Soares, Conselheira; Paulo Sérgio Bernarde, Destaque 2021 (em videoconferência); Israel Wilter Dourado Cabral, Conselheiro; João Arthur Alcântara, representante de Paulo Sérgio Bernarde (Destaque 2021); Antônio Carlos Webber, Destaque 2019, Vera Margarete Scarpassa, representante de Wanderli Pedro Tadei, Destaque 2020 (In memoriam), Solange Batista Damasceno, Conselheira e gestora BioStatera, patrocinadora do Destaque 2020 e Karen Campos Balieiro, Assessora da Diretoria (cerimonialista).
Dr. Antônio Carlos Webber recebe o Prêmio Destaque da Biologia 2019 das mãos do Conselheiro Tesoureiro José Felipe de Souza Pinheiro.
Representando o Dr. Wanderli Pedro Tadei (In memoriam), Dra. Vera Margarete Scarpassa recebe o Prêmio da Biologia 2020 das mãos da Conselheira Solange Batista Damasceno, Gestora da BioStatera, patrocinadora do Destaque 2020.
Representando o Dr. Paulo Sérgio Bernarde, Msc. João Arthur Alcântara recebe o Prêmio da Biologia 2021 das mãos do Vice-Presidente Marcelo Lucian Ferronato.
Dra. Vera Margarete Scarpassa, representante do Destaque da Biologia 2020, Dr. Wanderli Pedro Tadei (In memoriam)
Msc. João Arthur Alcântara, Representante do Destaque da Biologia 2021, Paulo Sérgio Bernarde

(*) O vídeo apresenta alguns momentos de falhas na transmissão, devido a instabilidade da internet no momento do evento. Preferimos manter o vídeo sem edição para manter a integridade da Solenidade.

Solenidade 2020 / 2021

A Presidente do CRBio-06 Dra. Yamile Benaion abriu a solenidade ressaltando que apesar de tudo que foi vivido no mundo por conta da pandemia, o CRBio-06 não podia deixar de expressar o profundo reconhecimento aos Biólogos que tanto se dedicaram, e contribuíram para a superação das crises vividas pela humanidade nos últimos tempos. A Presidente seguiu sua fala oferecendo a todos um sincero e forte abraço, ressaltando a necessidade de que os Biólogos se unam e se aproximem cada vez mais do Conselho. Concluiu agradecendo a Diretoria e aos que contribuíram para a realização do Destaques da Biologia, especialmente o Conselheiro Tesoureiro Felipe Pinheiro, porque foi dele a ideia da criação do Prêmio.

Na sequência, o Conselheiro Tesoureiro Felipe Pinheiro tomou para si a palavra e brindou os presentes com um breve relato de como surgiu o Prêmio Destaques da Biologia. Falou que, desde sua posse como Conselheiro, sempre sentiu necessidade de prestar reconhecimento aos Biólogos que atuam em tão extensas e importantes áreas, como Biotecnologia e Produção, Meio Ambiente e Biodiversidade, Educação e Saúde. Então, segundo ele, quando chegou até o CRBio-06 o pedido de baixa do Registro do Dr. Antônio Carlos Webber, por conta de sua aposentadoria, pensou: “Como pode um profissional tão importante e renomado, que tanto se dedicou à ciência, que colaborou na formação de uma infinidade de Biólogos, sair de cena assim, sem ser notado, sem uma homenagem. Foi quando resolvi apresentar a proposta do Destaques da Biologia ao Plenário, que aprovou por unanimidade e assim concedemos o Primeiro Destaque da Biologia ao Dr. Antônio Carlos Webber, entregue pela Presidente à época, Alcione de Azevedo. Somente agora, em 2021, por sugestão do nosso assessor de comunicação, Denis Leal, decidimos transformar o Destaques da Biologia em Prêmio, que, diferente do que tem sido até o momento, a partir de 2022, homenagearemos não apenas um Biólogo, mas um de cada uma das quatro grandes áreas de atuação da Biologia.” 

O Dr. Webber, ressaltou que se sentia realizado por ver seus antigos alunos, hoje atuando com distinção na Biologia, inclusive, com muitos deles ocupando cargos importantes para a sociedade, e que por isto se via mais uma vez, imensamente lisonjeado com a homenagem.

Em seguida, a Conselheira Solange Damasceno, representante da BioStatera Consultoria Ambiental, patrocinadora do Prêmio Destaque da Biologia 2020, foi convidada a entregar a homenagem a representante do Dr. Wandeli Pedro Tadei (In memoriam). Falou Solange: “É muito bom quando a gente se sente em casa. Eu me sinto em casa aqui no CRBio-06. Estou terminando a minha participação como Conselheira agora em janeiro de 2022, mas continuarei sempre próxima. É com muita honra que a BioStatera oferece este prêmio a tão relevante profissional.” 

O Prêmio Destaque da Biologia 2020, Dr. Wanderli Pedro Tadei (In memoriam) foi entregue a sua representante, Dra. Vera Margarete Scarpassa, que usou da palavra para agradecer:

“Boa tarde, a todos os presentes e aos que estão nos assistindo, senhoras e senhores.
Inicialmente, em nome do INPA, do Laboratório de Malária e Dengue e da família do Professor Wanderli Tadei, eu agradeço a este Conselho por esta iniciativa de homenagear o Inesquecível professor Wanderli Tadei. Agradeço também ao prof. Wlademir João Tadei, pela indicação do meu nome para representá-lo nesta solenidade.
A comunidade científica lamenta muito a partida precoce do professor Tadei e sente a sua ausência.
O professor Tadei amava a Amazônia, assim como estudar os mosquitos que nela habitam. Fez do INPA a sua segunda residência e também fez inúmeros amigos... Ele era feliz assim.
O professor Tadei nos deixa dois grandes legados:
1) Um vasto conhecimento gerado sobre os estudos de anofelinos e outros culicídeos da Amazônia, com mais 200 artigos científicos publicados em revistas especializadas, 26 capítulos de livros, 2 livros e algumas patentes; além de várias centenas de resumos publicados em anais de congressos;
2) A formação de recursos humanos. Orientou mais de 75 mestres e doutores, e mais de 70 estudantes de IC e pós-docs, que atualmente estão atuando no ensino e/ou na pesquisa em várias instituições importantes do país.
Realizava, juntamente com a sua equipe, treinamentos constantes sobre aspectos biológicos, taxonômicos e controle de mosquitos para agentes de endemias da Fundação de Vigilância em Saúde e de outras instituições no Estado.
Por mais de dez anos consecutivos, ele organizou o Curso de Biologia de Vetores, de elevado nível, contendo módulos teóricos, práticos e apresentações proferidas por cientistas de renome nacional e internacional.
Sempre sorrindo e educado, mas não perdia foco. O professor Tadei apresentava uma liderança científica extraordinária, que era a sua marca. Ao longo dos seus 40 anos de pesquisas na Amazônia, coordenou vários projetos científicos multidisciplinares e inúmeros projetos envolvendo estudos sobre anofelinos e outros mosquitos vetores de doenças, com recursos de várias agências de fomento, como o Banco Mundial (BIRD), Finep, CNPq e Fapeam.
Desenvolveu estudos em todos os Estados da Região Norte e estabeleceu parcerias com vários cientistas vinculados a instituições nacionais e internacionais.
O professor Tadei fez a diferença!
Obrigada professor Tadei! Que você continue nos iluminando e nos encorajando, de onde você estiver.
Descanse em paz.”

Após o relato da Dra. Vera Scarpassa, a Presidente Yamile, ex-aluna e amiga do Prof. Dr. Tadei, não conteve a emoção. Mal conseguindo expressar qualquer palavra, passou a incumbência da entrega do Prêmio Destaque da Biologia 2021, para o Vice-Presidente Marcelo Ferronato, que fez a entrega ao representante do Dr Paulo Sérgio Bernarde, o Msc. João Arthur Alcântara.

Ao final do evento, o Conselheiro Tesoureiro, Felipe Pinheiro anunciou a deliberação do Plenário de que a partir de 2022, o Prêmio Destaques da Biologia, passará por reformulações e será denominado Prêmio Wanderli Tadei de Biologia. A notícia causou forte comoção e o CRBio-06, recebeu dos presentes várias manifestações de apoio e agradecimento por reconhecer o trabalho dos Biólogos, estimular a valorização da profissão e incentivar os jovens Biólogos a seguir em frente, sempre no rumo de maiores conquistas para a natureza e para a qualidade de vida de todos os seres vivos do planeta.
Alcione de Azevedo e Antônio Carlos Webber
José Pinheiro, Yamile Benaion, Antônio Carlos Webber, Alcione de Azevedo e Semirian Amôedo

Solenidade 2019

A Cerimônia de entrega do Certificado de Honra ao Mérito ao ilustre Prof. Dr. Antônio Carlos Webber aconteceu nesta quarta-feira dia 13/11/19 às 14:00h na sede do CRBio-06.

A propositura do Conselheiro-Tesoureiro José Felipe Pinheiro, aprovada em Sessão Plenária, tem por objetivo homenagear profissionais Biólogos da jurisdição do CRBio-06 que realizam ou realizaram relevantes contribuições à sociedade nas diferentes áreas de atuação das Ciências Biológicas.

Após a leitura de um breve histórico da trajetória do Prof. Dr. Antônio Carlos Webber, o autor da Propositura, Conselheiro-Tesoureiro José Felipe Pinheiro, passou a placa comemorativa para as mãos do homenageado. Em seguida, a presidente do CRBio-06, Alcione Ribeiro de Azevedo, entregou o Certificado de Honra ao Mérito.

Após o evento o Prof. Dr. Antônio Carlos Webber falou que a homenagem é principalmente um incentivo às novas gerações de biólogos para que continuem se dedicando à ciência e agradeceu ter sido escolhido para receber a homenagem. Também destacou que, como anunciado pelo Conselheiro-Tesoureiro José Felipe Pinheiro, esta iniciativa se tornará um projeto que visará o reconhecimento e o agradecimento aos profissionais da Biologia que contribuem exponencialmente para a qualidade de vida em nossa Região.