EVENTOS CRBIO-O6 - PSICÓLOGOS RELATAM SOBRE A EXPERIÊNCIA DE FALAR PARA BIÓLOGOS SOBRE ASSÉDIO E SAÚDE MENTAL

A convite do CRBio-06, no dia 20/04, os Psicólogos Maria do Carmo Lopes e Denis Guimarães Pereira ministraram a palestra SAÚDE MENTAL E TIPOS DE ASSÉDIO, que teve como público presente os colaboradores do CRBio-06 e foi transmitida ao vivo no Canal CRBio06TV no YouTube (Veja a palestra na íntegra: https://youtu.be/yEoxb45R6kU).
O evento faz parte da nova estratégia de Aperfeiçoamento Profissional implementada Pela nova gestão do CRBio-06, que tem por objetivo expandir os temas abordados nos eventos promovidos pelo Conselho para além da Biologia, sempre com assuntos de interesse do Biólogo para o pleno exercício de sua profissão e mesmo para sua vida.
Segundo o Conselheiro Tesoureiro e Coordenador da Comissão de Transparência Daniel Santos: O projeto CRBio-06 Convida, iniciou com um tema bastante atual e abrangente, onde tivemos a intenção de levar a informação para nossos colaboradores, colegas de profissão e para a sociedade, isso mostra a preocupação e a responsabilidade que o CRBIo-06 tem ao trazer outros profissionais para informar cada vez mais e melhor uma sociedade. Essa foi a primeira palestra de outras que virão para evidenciar a necessidade de termos um conhecimento amplo e não só voltado para a área da Biologia.


Entrevistamos os palestrantes para saber um pouco mais sobre o assunto, e também a respeito da experiência de falar para um público composto por Biólogos.
CRBio-06 - Primeiramente gostaríamos de parabenizar pela excelente palestra e agradecer por aceitar nosso convite. O tema do assédio é cada vez mais recorrente, diante desse interesse, gostaríamos de saber se existe algum canal onde as pessoas podem buscar informações de como se proteger do assédio?
D. G. P. - As pessoas podem buscar, principalmente pelos sites que trabalham diretamente com o ministério público do trabalho. Eu percebi em minha pesquisa em cada ministério tem muitos materiais que estão disponibilizados girando em torno do tema, entretanto, com didáticas diferentes, forma diferente. Para quem quer ter uma leitura mais técnica, existem muitos artigos que trabalham diretamente, inclusive o suicídio relacionado ao assédio no trabalho. Alguns dados que eu trouxe durante a palestra eu tirei de bibliotecas como a sCielo, que é uma biblioteca de cunho mais técnico
M. C. L. - Seguindo a linha do que o Denis disse, existem vários artigos que podem ser consultados. Você pesquisando na internet "tipos de assédio, assédio moral" vai encontrar uma série de artigos na internet. Na esfera pública, existe o próprio ministério do trabalho que disponibiliza isso, em caso de denúncias, é um dos canais, que também suporta denúncias anônimas.
CRBio-06 - Como vocês perceberam a oportunidade de palestrar para biólogos?
D. G. P. - Bem, tenho certeza que os nossos sentimentos são os mais belos possíveis pela possibilidade de estra aqui hoje trazendo um tema que é extremamente importante para toda sociedade e para o meio laboral. Como nós palestramos, a informação é um ponto fundamental, até mesmo na hora da pessoa estar pronta, saber identificar seus problemas. Por que é importante levarmos essa discussão longe? Só em 2020, 4,826 denúncias no ministério público e incríveis 87% decidiram não denunciar. Será que o medo existe? Evidente que sim, mas será que era mais medo ou falta de informação. Então é muito benéfico estar aqui, o meu sentimento é de muita alegria e satisfação de poder ter palestrado para os biólogos, foi muito bom ver o chat, a interação, para mim foi muito legal

M. C. L. - Esse sentimento de poder contribuir com a sociedade, independentemente do público-alvo, é muito gratificante para nós enquanto psicólogos e estar aqui, poder contribuir um pouco com o público da área de biologia. O nosso foco é a saúde mental, trazer a informação para que de alguma forma a pessoa seja beneficiada. Que a gente consiga e espero que tenhamos conseguido aqui, alcançar o maior número de pessoas possíveis com essa informação e que ela tenha sido absorvida de uma forma positiva, de uma forma criativa e de uma forma que venha beneficiar a saúde mental dos participantes. Parabéns ao conselho, parabéns pela iniciativa, pela gestão pois isso sim, isso traz conhecimento, prevenção e crescimento. Parabéns e muito obrigada pela participação de todos.

Foto divulgação: CRBio-06
Por Assessoria de Comunicação do CRBio-06
Publicado em: 02/05/2022