DIA MUNDIAL DAS ÁREAS ÚMIDAS

02 DE FEVEREIRO

O Dia Mundial das Áreas Úmidas é celebrado no dia 2 de Fevereiro, e decorre da Convenção sobre as Áreas Úmidas de Importância Internacional Especialmente Enquanto Habitat de Aves Aquáticas, também conhecida como Convenção de Ramsar por ter sido assinada na cidade iraniana de Ramsar, é um tratado internacional que entrou em vigor em 1975, visando promover a cooperação internacional e incentivar as ações nacionais no sentido de promover uma gestão racional e sustentável das áreas úmidas.

A Floresta amazônica é em boa parte exemplo de área úmida. Classificada conforme a proximidade dos cursos d’água, dos três subtipos existentes: mata de igapó, mata de várzea, e mata de terra firme, apenas o último não é considerado área úmida.

Mata de igapó: também chamada de floresta alagada, a mata de igapó caracteriza-se por se localizar muito próxima aos rios, estando permanentemente inundada. Apresenta plantas de pequeno porte em comparação ao restante da vegetação da Amazônia e que costumam ser hidrófilas, ou seja, adaptadas à umidade. Possui, em geral, raízes elevadas que acompanham os troncos.

Mata de várzea: assim como a mata de igapó, a várzea também sofre com as inundações, porém apenas no período das cheias dos grandes rios, por se encontrar em áreas um pouco mais elevadas. É uma mata muito fechada, com elevada densidade, árvores altas (em média 20m de altura) e, em geral, com galhos espinhosos, o que dificulta o seu acesso. As espécies mais conhecidas são o Jatobá e a Seringueira, essa última muito usada na extração de látex, a matéria-prima da borracha.

Os Biólogos possuem importante papel na identificação dessas áreas e das suas espécies nativas, no manejo, na preservação do bioma e sua biodiversidade, bem como no seu desenvolvimento sustentável, viabilizando assim a utilização econômica sem que ocorra degradação ou desequilíbrio ambiental.

Referências:

https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0044-59672004000100018

https://www.oeco.org.br/tag/floresta-inundada

https://pisa.tur.br/blog/2018/05/15/plantas-da-amazonia

https://brasilescola.uol.com.br/brasil/floresta-amazonica.htm

https://pt.wikipedia.org/wiki/Conven%C3%A7%C3%A3o_sobre_as_Zonas_H%C3%BAmidas_de_Import%C3%A2ncia_Internacional