DIA INTERNACIONAL DA PRESERVAÇÃO DA CAMADA DE OZÔNIO

16 de setembro 

ESTAMOS NO LIMITE

O Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozônio foi escolhido por ser a data em que alguns países assinaram o Protocolo Montreal em 1987.

O que é e como é formada a camada de ozônio?

A camada de ozônio é uma camada de gás situada ao redor do planeta que se localiza a aproximadamente 20 a 35 km de altitude. É essa camada a responsável por garantir que todos os seres vivos da Terra fiquem protegidos contra os efeitos nocivos dos raios ultravioletas emitidos pelo Sol. A camada de ozônio atua protegendo a Terra dos raios ultravioleta.

Destruição e buraco na camada de ozônio

Pesquisadores têm observado que essa camada tem sido progressivamente destruída graças à ação dos homens.

A camada de ozônio é afetada pela emissão de várias substâncias, tais como os óxidos nítricos e nitrosos e o gás carbônico. Entretanto, maior atenção deve ser dada aos clorofluorcarbonetos, mais conhecidos como CFCs.

O cloro reage com o ozônio presente na camada e transforma-o em uma molécula de monóxido de cloro e gás oxigênio.

Consequências da destruição da camada de ozônio

Segundo o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, a perda da camada de ozônio é responsável pelo surgimento de câncer de pele. Além desse problema, o excesso de raios ultravioletas também é responsável por atacar o sistema imunológico e desencadear o envelhecimento precoce e problemas de visão.

Além de atingir humanos, a radiação pode afetar todas as formas de vida, sendo importante destacar a destruição dos plânctons, que desempenham importante papel na absorção de dióxido de carbono, que é usado no processo de fotossíntese.

É importante frisar que o compromisso de todos para garantir a saúde da camada de ozônio.

 

Ref.: https://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/preservacao-camada-ozonio.htm