Notícias

Abertas as inscrições para a Olimpíada Brasileira de Biologia

Melhores colocados poderão participar de competições no Japão e na Costa Rica. Prazo vai até 10 de março.

Estão abertas as inscrições para a 16ª Olimpíada Brasileira de Biologia (OBB). Alunos da rede estadual matriculados no Ensino Médio poderão participar da competição, organizada pelo Instituto Butantan. A inscrição é gratuita e deve ser realizada até 10 de março por um professor responsável da escola (pública ou particular).

Faça sua inscrição aqui: http://olimpiadasdebiologia.butantan.gov.br/index

O objetivo da Olimpíada é estimular o interesse em estudos biológicos nos estudantes de ensino médio. A competição é realizada em três fases. Na última fase, os 16 melhores classificados poderão fazer uma capacitação prática intensiva em biologia molecular, bioquímica, bioinformática, botânica e zoologia nos laboratórios do Butantan, em São Paulo. Destes, 4 serão selecionados para a competição internacional e outros quatro para a ibero-americana.

Neste ano, a idade máxima de participação dos alunos na 16ª OBB é de 19 anos (inclusive) no dia 1º de julho de 2020. Por critério da Olimpíada Ibero-Americana de Biologia, alunos que já tenham participado da IBO não poderão participar da OIAB. Caso haja esta situação, o suplente melhor classificado será convocado para substituí-lo. Os melhores alunos classificados pela OBB poderão participar uma única vez da OIAB e até duas vezes, participando dos respectivos processos seletivos da OBB, da IBO.

Os melhores colocados irão para a Olimpíada Internacional de Biologia, no Japão, e para a Olimpíada Ibero-americana de Biologia, na Costa Rica. Haverá também distribuição de medalhas para 150 alunos e premiações especiais para a aluna melhor classificada e para o estudante de escola pública com melhor classificação.

Vale lembrar que a Olímpíada também conta para o vestibular: os medalhistas poderão conquistar vagas em importantes universidades públicas, como a Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade Estadual Paulista (Unesp) e Universidade Federal de Itajubá (Unifei – MG). A prática se estende a várias universidades públicas de São Paulo, que mantêm um cronograma específico para selecionar estudantes classificados em olimpíadas acadêmicas nacionais e internacionais.

_____________________

Foto: Governo do Estado de São Paulo – Secretaria de Educação

Fonte: https://www.educacao.sp.gov.br/noticia/abertas-inscricoes-para-olimpiada-brasileira-de-biologia-2/

#CRBio06 #CFBio #SistemaCFBioCRBios #Biologia #Biologos #Acre #Amapa #Amazonas #Para #Rondonia #Roraima #Amazonia #RegiaoNorte #Sustentabilidade #MeioAmbiente #OlimpiadaBrasileiraDeBiologia OlimpiadaIberoAmericanaDeBiologia #OlimpiadaInternacionalDeBiologia #SaoPaulo #CostaRica #Japao

Comissão da Transparência CRBio-06 / Assessoria de Comunicação e Imprensa

Publicado em: 17/02/2020