Webinar AMEAÇAS À ESPÉCIE SÍMBOLO DE MANAUS: Lançamento do Livro Os Sauins-de-Coleira e a Planta do Céu

21/12/2020 - 18:00h (Manaus)

INSCRIÇÕES GRÁTIS: https://cutt.ly/ChOonH8

TRANSMISSÃO: https://www.youtube.com/c/crbio06tv

CERTIFICADO: 2 HORAS

Acompanhe o evento pelo FACEBOOK: https://www.facebook.com/events/3574957975920236

Acesse e leia o livro OS SAUINS-DE-COLEIRA E A PLANTA DO CÉU: http://ossauinsdecoleiraeaplanta.com.br

Veja a reportagem sobre o livro no Portal ACritica: https://www.acritica.com/channels/manaus/news/livro-infantojuvenil-do-am-faz-alerta-sobre-a-extincao-dos-sauins-de-coleira

PALESTRANTES:

DAYSE CAMPISTA - Bióloga  002336/06-D - Conselheira do CRBio-06 - fundadora e diretora administrativa do Instituto Sauim-de-coleira. Integra o comitê de várias campanhas educativas de espécies brasileiras ameaçadas de extinção. Publicou vários livros e cartilhas de conteúdo ambiental. Recebeu homenagens pelo seu trabalho.

MAURÍCIO NORONHA - É fundador e diretor executivo do Instituto Sauim-de-coleira e coordenador da Campanha SALVE O SAUIM. É autor de artigos científicos e livros sobre temas amazônicos, entre eles “Sauim-de-coleira: A história de uma espécie ameaçada de extinção”.

 

MODERADORA:

SEMIRIAN AMOÊDO - Bióloga 052200/06-D - Conselheira-Secretária do CRBio-06 - Doutoranda em Ciências Biológicas - Botânica, Mestrado em Ciências Biológicas – Botânica. Foi Professora Colaboradora na disciplina de Fisiologia Vegetal na Universidade Federal de Rondônia, professora de Ciências na Prefeitura do Município de Porto Velho, de Biologia no Governo do Estado de Rondônia, trabalhou como Coordenadora do Polo de apoio presencial de Porto Velho e tutora do Curso de Licenciatura em Ciências e Biologia EAD da Universidade Federal de Rondônia.

 

UM LIVRO INFANTOJUVENIL PARA SALVAR UMA ESPÉCIE DA EXTINÇÃO

Em novo livro sobre o sauim-de-coleira, o casal de biólogos Maurício Noronha e Dayse Campista e o jornalista Marcus Pimenta, inovam na abordagem sobre a necessidade da conservação desse primata, o mascote oficial da cidade de Manaus.  No livro “Os sauins-de-coleira e a Planta do Céu”, destinado ao público infantojuvenil, o imaginário e a realidade se encontram para conduzir o leitor pelas aventuras vividas por uma família de macacos sauins-de-coleira na busca de uma floresta para morar. Juntos eles enfrentam inúmeros desafios e perigos, mas também obtêm muitos ensinamentos sobre a Floresta Amazônica, as áreas protegidas e os humanos. Assim, divertindo e instruindo, a obra tem a intenção de sensibilizar as crianças e jovens para a conservação desse macaquinho, que corre o risco de desaparecer das nossas matas. Na última parte do livro estão sugestões para capacitar pais e professores a desenvolverem atividades interativas, que favorecem a reflexão sobre comportamentos de respeito à natureza e o gosto pela leitura. Essa é a primeira obra literária sobre a espécie, destinada a este público e foi produzida usando palavras e gírias comuns a cultura amazônica. A intenção é resgatar as tradições linguísticas regionais e despertar o sentimento de pertencimento a cultura local. Assim, as crianças e jovens do Amazonas podem aproveitar melhor o livro, cuja história passa em seu próprio quintal!

Os autores, ainda criaram uma plataforma multimídia para garantir o acesso gratuito ao livro, aproximar as crianças e jovens da espécie e reforçar o potencial da leitura como agente transformador dos indivíduos, famílias e da sociedade.  Nela, além do livro no formato ebook e videobook, o usuário também encontrará um booktrailer, informações sobre o sauim e até os sons produzidos por esse carismático primata: http://ossauinsdecoleiraeaplanta.com.br 

Este livro foi financiado pelo Edital NO 006/2018-Concurso Prêmio Manaus de Conexões Culturais, promovido pela Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (ManausCult), Prefeitura de Manaus e contou com o apoio da Campanha SALVE O SAUIM e o Instituto Sauim-de-coleira.

 

SOBRE OS AUTORES

Maurício Noronha é fundador e diretor executivo do Instituto Sauim-de-coleira e coordenador da Campanha SALVE O SAUIM. É autor de artigos científicos e livros sobre temas amazônicos, entre eles “Sauim-de-coleira: A história de uma espécie ameaçada de extinção”.

Dayse Campista é bióloga, fundadora e diretora administrativa do Instituto Sauim-de-coleira. Integra o comitê de várias campanhas educativas de espécies brasileiras ameaçadas de extinção. Publicou vários livros e cartilhas de conteúdo ambiental. Recebeu homenagens pelo seu trabalho. 

Marcus Aurelius Pimenta é jornalista, escritor e roteirista. É autor de outros vinte e quatro livros para os públicos adulto e infantil, com destaque para “Terra Papagalli” e “Chapeuzinhos coloridos”. Além disso, escreveu roteiros para longas metragens, documentários e séries de animação infantis premiadas na TV brasileira (Mundo Ripilica, Florestabilidade, Peixonautas entre outros).

Rogério Borges é um ilustrador premiado (Jabuti, Fundação Nacional do Livro Infantil e Associação Paulista de Críticos de Arte, UNESCO entre outros). Trabalhou nas grandes editoras e com os produtores da Vila Sésamo. Desde os anos 80, entrega-se também à pintura, projetos editoriais e ilustração para as principais publicadoras do país