Você conhece a atuação de Biólogos em Processos Biológicos de Fermentação e Transformação?

A área de Processos Biológicos de Fermentação e Transformação foi regulada pelo CFBio a primeira vez como atividade da bioquímica, especificamente como bioquímica de processos fermentativos (RESOLUÇÃO CFBio Nº 10, DE 5 DE JULHO DE 2003).

Na RESOLUÇÃO Nº 227, DE 18 DE AGOSTO DE 2010, os “Processos Biológicos de Fermentação e Transformação” já são integrados dentro do campo da Biotecnologia e Produção, ao passo que a RESOLUÇÃO Nº 517, DE 07 DE JUNHO DE 2019, trata desses processos e utiliza também novas nomenclaturas, como bioprocessos ou mesmo processos biotecnológicos, podendo também serem encontradas - em alguns locais fora das resoluções - com a nomenclatura de bioquímica industrial, tecnologia biológica ou tecnologia de processos biológicos, aumentando ou diminuindo o campo de atuação, dependendo da ampliação do conceito.

Biólogos que trabalham na área de Processos Biológicos de Fermentação e Transformação tem um vasto campo de oportunidades como, por exemplo, a indústria de bebidas fermentadas.

O Biólogo é profissional tecnicamente habilitado, de acordo com seu currículo efetivamente realizado na área de Processos Biológicos de Fermentação e Transformação, podendo solicitar a Responsabilidade Técnica de fábricas de cervejas e cachaças, por exemplo.

Dentro desse tipo de indústria, o Biólogo também pode controlar a qualidade da matéria prima, de produtos em desenvolvimento e do produto acabado, não só das características e ensaios microbiológicos, como também os químicos, físico-químicos e sensoriais.

Para atuar nessa área, é importante que o Biólogo tenha formação em microbiologia, bioquímica, bioprocessos ao nível celular e em escala industrial, sem contar conhecimentos na área regulatória e gestão da qualidade.

Dentro dessa área, o Biólogo também pode atuar com bioprocessos no campo do saneamento ambiental, tecnologia de enzimas e tantas outras, ao nível de pesquisa e de desenvolvimento, ou mesmo na supervisão, coordenação e direção do processo biológico necessário para o produto final desejado.

Gostou de saber o que faz um Biólogo na área de  Processos Biológicos de Fermentação e Transformação?

Compartilhe!