Ação Socioambiental na Amazônia: educação, saúde e produção em comunidades

O livro “Ação Socioambiental na Amazônia: educação, saúde e produção em comunidades” discute conceitos e apresenta possibilidades para a atuação interdisciplinar em projetos de intervenção comunitária a partir de experiências de campo na Amazônia brasileira compartilhadas pelo conjunto de autores. Com 12 capítulos escritos por 17 autores de diferentes regiões do país, vinculados a universidades e ao terceiro setor, a obra está organizada nos seguintes eixos: território, educação, saúde e produção.
Para o público das Ciências Biológicas, são colocadas questões e propostos modelos de atuação interdisciplinares de modo a efetivar princípios da Etnoconservação, trazendo para a centralidade das ações de conservação ambiental a importância do diálogo e valorização dos povos tradicionais. O livro é escrito de modo a estabelecer diálogos com o leitor, evitando a linguagem acadêmica impessoal, mas, ao mesmo tempo, estabelece conexões com a literatura especializada de cada tópico. Espera-se que possa servir de base para a formação de equipes interdisciplinares que visam a atuar junto com comunidades para a superação de seus desafios socioambientais.
A organização da obra foi realizada pelos professores Silvio Eduardo Alvarez Candido ((UFSCar) e Diógenes Valdanha Neto (UFTM).