Dia das Aves Migratórias

8 DE MAIO

8 DE MAIO - Dia das Aves Migratórias Alguns humanos são seres de hábitos: moram quase a vida toda em uma única cidade, alguns até mesmo em um único bairro. Outros, porém, são aventureiros e se arriscam mundo à fora. No mundo das aves não é muito diferente. Existem aves sedentárias, que não viajam mais do que um quilômetro de distância a partir do exato local do seu nascimento, mas estas espécies são minoria! A grande maioria das aves silvestres são espíritos livres e passam a vida “na estrada”.

Gregos antigos, como Homero e Aristóteles, já registravam grandes migrações de andorinhas e pombas há nada menos que 3 mil anos. Há séculos, cientistas investigam este fenômeno: um dos primeiros estudos que abordaram o tema foi realizado na Finlândia por Johannes Leche, em 1749.

Para se ter ideia da importância da migração na vida das aves, vale citar que, pelo menos 4 mil espécies de aves no mundo, são migrantes regulares. O que significa que cerca de 40% de todas as espécies de aves na Terra migram.

Fonte: Sandro Von Matter - 03/02/2016 - Conexão Planeta - https://conexaoplaneta.com.br/blog/as-supermigracoes-das-aves-brasileiras