Indique o Destaque da Biologia 2021

É muito fácil indicar: CLIQUE no botão abaixo e participe!

Regulamento e calendário 2021

1. COMO SERÁ ESCOLHIDO? - O Biólogo Destaque da Biologia 2021, será escolhido por indicação dos próprios colegas Biólogos, através de formulário on-line, acessado através desse site (ACESSE O FORMULÁRIO PARA INDICAÇÃO) e divulgado nas redes sociais do CRBio-06.

2. QUEM PODE SER INDICADO? - Qualquer Biólogo, de qualquer área de atuação, que, de acordo com os critérios pessoais daquele que o está indicando tenha se destacado em sua vida profissional no ano de 2021 ou anteriores. 

3. QUAIS OS REQUISITOS PARA SER INDICADO? - Estar registrados na jurisdição do CRBio-06 e adimplentes no Sistema CFBio/CRBios até 25 de agosto de 2021, data do encerramento do prazo para indicações.

4. QUEM PODE INDICAR? - Qualquer Biólogo registrado e adimplente com o Sistema CFBio/CRBios na data de encerramento das indicações (25/08/21).

5. QUANTOS NOMES EU POSSO INDICAR? - Cada Biólogo pode indicar de 1 (um) a no máximo 4 (quatro) nomes, sendo que um para cada uma das seguintes áreas de atuação: Biotecnologia e Produção; Educação; Meio Ambiente e Biodiversidade e Saúde.

6. QUANTOS SERÃO ESCOLHIDOS? - Apenas um Biólogo será escolhido como Destaque 2021.

7. O QUE DEVO INFORMAR SOBRE O INDICADO? - Preencha os campos com os dados solicitados no formulário on-line para indicação, informe links e anexe arquivos e o currículo (de preferência o Lattes). Quanto mais informações melhor. Isso facilitará a escolha do seu indicado. 

8. ATÉ QUANDO POSSO INDICAR O DESTAQUE? - O prazo para indicação vai até as 23:59 do dia 25 de agosto de 2021.

9. QUEM IRÁ FAZER A APURAÇÃO - A apuração será feita por uma comissão formada por 3 (três) Conselheiros do CRBio-06  escolhidos entre os efetivos e suplentes.

10. COMO SERÁ A APURAÇÃO DAS INDICAÇÕES? - A apuração será feita em duas etapas. Primeiramente a Comissão irá classificar os 4 mais votados, sendo 1 (um) de cada uma da áreas de atuação, especificadas no item 5 (cinco). Depois serão analisadas as informações e checado se o indicado preenche os requisitos necessários (item 3). Caso um ou mais entre os que foram mais indicados não preencham os requisitos mínimos, estarão classificados os segundos mais indicadps, repetindo o procedimento até que a lista esteja completa. Em uma segunda etapa, a Comissão entrará em contato com os indicados informando a indicação e solicitando do mesmo autorização para inserir seus nomes como "INDICADOS" ao prêmio.

11. QUANDO SERÁ ANUNCIADO O DESTAQUE DA BIOLOGIA 2021? - A lista com os quatro nomes será submetida ao Plenário do CRBio-06, em reunião pública que ocorrerá no dia 27 de agosto, com horário de início previsto para as 14:00 horas (horário de Manaus, AM). 

12. QUAIS OS CRITÉRIOS PARA A ESCOLHA DO DESTAQUE ENTRE OS FINALISTAS? - O Plenário analisará a importância do trabalho desenvolvido pelo Biólogo indicado, para a Biologia e sociedade, indicando o nome por votação simples onde o mais votado será o contemplado com o Prêmio. A divulgação do resultado ocorrerá imediatamente após a escolha do ganhador, sendo o prazo máximo para divulgação no site e redes sociais do CRBio-06, 23:59 do dia 27 de agosto de 2021.

13. QUAIS OS CRITÉRIOS DE DESEMPATE? - No caso de empate, o Biólogo com mais tempo de registro será o contemplado.


14. POSSO CONTESTAR O RESULTADO, ATÉ QUANDO? - Sim. Por e-mail (ass_diretoria@crbio06.gov.br) até as 23:59 do dia 31 de agosto de 2021.

13. QUANDO E COMO SERÁ A CERIMÔNIA DE ENTREGA DO PRÊMIO DESTAQUE DA BIOLOGIA 2021? - Ocorrerá em Solenidade na sede do CRBio-06, em Manaus, no dia 3 de setembro de 2021, Dia do Biólogo, às 14:00 horas (horário Manaus), com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube do CRBio-06 (www.youtube.com/crbio06tv).

Histórico

O Prêmio Destaques da Biologia CRBio-06 foi criado em 2019 para homenagear anualmente Biólogos da região de jurisdição do CRBio-06, que contribuíram substancialmente para o desenvolvimento da Biologia. 
O Prêmio faz parte das comemorações do Dia do Biólogo, que acontece no dia 3 de setembro.
O primeiro Biólogo homenageado foi o Prof. Dr. Antônio Carlos Webber.
A escolha do Destaque da Biologia é realizada através de votação on-line, realizada através de formulário e aberta a todos os Biólogos registrados e adimplentes no Sistema CFBio/CRBios, até a data da apuração das indicações.
O Destaque da Biologia 2020, foi cancelado devido as medidas de contenção à pandemia do coronavírus. 

Destaque da Biologia - 2019

ANTÔNIO CARLOS WEBBER
Possui graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1977), mestrado em Ciências Biológicas (Botânica) pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (1981) e doutorado em Ciências Biológicas (Botânica) pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (1996). Atualmente é Professor Associado II da Universidade Federal do Amazonas, Colaborador do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia e Membro de corpo editorial da Acta Amazonica. Tem experiência na área de Botânica, com ênfase em Biologia Reprodutiva. Atuando principalmente nos seguintes temas: biologia floral, polinização, fenologia, Annonaceae.
Alcione de Azevedo e Antônio Carlos Webber
José Pinheiro, Yamile Benaion, Antônio Carlos Webber, Alcione de Azevedo e Semirian Amôedo

Conheça o destaque 2019

A Cerimônia de entrega do Certificado de Honra ao Mérito ao ilustre Prof. Dr. Antônio Carlos Webber aconteceu nesta quarta-feira dia 13/11/19 às 14:00h na sede do CRBio-06.

A propositura do Conselheiro-Tesoureiro José Felipe Pinheiro, aprovada em Sessão Plenária, tem por objetivo homenagear profissionais Biólogos da jurisdição do CRBio-06 que realizam ou realizaram relevantes contribuições à sociedade nas diferentes áreas de atuação das Ciências Biológicas.

Após a leitura de um breve histórico da trajetória do Prof. Dr. Antônio Carlos Webber, o autor da Propositura, Conselheiro-Tesoureiro José Felipe Pinheiro, passou a placa comemorativa para as mãos do homenageado. Em seguida, a presidente do CRBio-06, Alcione Ribeiro de Azevedo, entregou o Certificado de Honra ao Mérito.

Após o evento o Prof. Dr. Antônio Carlos Webber falou que a homenagem é principalmente um incentivo às novas gerações de biólogos para que continuem se dedicando à ciência e agradeceu ter sido escolhido para receber a homenagem. Também destacou que, como anunciado pelo Conselheiro-Tesoureiro José Felipe Pinheiro, esta iniciativa se tornará um projeto que visará o reconhecimento e o agradecimento aos profissionais da Biologia que contribuem exponencialmente para a qualidade de vida em nossa Região.