DIA DA ABELHA

3 de outubro

No dia 3 de Outubro é comemorado o Dia da Abelha. As abelhas destacam-se por serem responsáveis pela polinização de uma série de espécies vegetais, o que garante a produção de alimento para vários seres vivos.

O mel é um alimento rico em nutrientes para o ser humano, um alimento muito comercializado. Vale destacar que outros produtos que possuem valor comercial também são produzidos por abelhas, tais como a cera, própolis e geleia real.

Esse dia foi criado para salientar a importância fundamental desses insetos, responsáveis pela polinização de muitas das espécies vegetais.

O desaparecimento das abelhas acarretará em uma grande escassez de alimentos de origem vegetal, o cuidado e a preservação desses animais fará bem para a nossa sobrevivência e a toda biodiversidade.

#nafoto: Chamada de Uruçú-Amarela, essa abelha tem uma beleza vistosa; é predominantemente dourada e grande (9-10mm). Ocorre nos estados do Pará, Tocantins e Maranhão. É uma das espécies mais importantes na meliponicultura familiar paraense. Há registros de quase 200 espécies de abelhas sem ferrão na Amazônia Brasileira