Notícias

CRBIO-06 PARTICIPA DE SEMINÁRIO DO COMITÊ DA BACIA DO RIO TARUMÃ-AÇU

CBHTA

O Conselho Regional de Biologia da 6ª Região (CRBio-06), participa do 1º Seminário do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Tarumã-Açu nesta quarta-feira (26) no Auditório Auton Furtado Júnior da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM), localizado na Avenida Joaquim Nabuco, nº 1919, Centro de Manaus, Amazonas.

Representado pelo Biólogo, Felipe Pinheiro, e pela mediadora e Presidente do Comitê, Solange Damasceno, Conselheiro e Secretária do CRBio-06, respectivamente, compuseram a mesa junto a especialistas de nível nacional como, Humberto Cardoso da Agência Nacional de Águas (ANA), Henrique Veiga do Ministério do Meio Ambiente, Fabiano Lopez da Fundação Vitória Amazônica (FVA) e Marcelo Dutra do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (IPAAM).

Com o objetivo de capacitar gestores de meio ambiente, usuários e membros de órgãos colegiados de recursos hídricos sobre a gestão participativa dos comitês de bacias hidrográficas, o seminário visa construir entendimento coletivo sobre as principais características e desafios do rio Tarumã-Açu.

O planejamento das águas de Manaus, a melhoria do gerenciamento de recursos hídricos e a construção do “Plano de Gestão da Bacia Hidrográfica do Rio Tarumã-Açu” é o foco do evento. A secretária do CRBio-06 e Presidente do Comitê, Solange Damasceno, reforça a importância e o compromisso com os recursos hídricos. "A importância da bacia do Tarumã-Açu ter um Plano de Gestão da Bacia é fundamental para o planejamento estratégico do Comitê de Bacia visto o ordenamento do uso e ocupação da bacia, minimização dos impactos e fomento das políticas públicas para esta área", destacou.

O evento se destina à sociedade amazonense, usuários de água, gestores de recursos hídricos, membros de Comitês de Bacias Hidrográficas e Conselho de Recursos Hídricos, organizações da sociedade civil, academia e técnicos de instituições governamentais, e segue nos próximos dias (27 e 28 de setembro), com palestras e oficinais.