Notícias

Consulta pública sobre educação ambiental recebe contribuições

As áreas de educação ambiental do Ministério do Meio Ambiente (MMA) e do Ministério de Educação, articuladas à Rede Brasileira de Educação Ambiental (Rebea), realizam, até 30 de julho, uma consulta pública nacional sobre o Programa Nacional de Educação Ambiental (ProNEA), disponível na plataforma ParticipaBr.


O objetivo é contribuir para a atualização do programa a partir de diálogos sobre os temas listados ou outros considerados apropriados por educadores ambientais em todo o Brasil.


De acordo com a diretora do Departamento de Educação Ambiental do MMA, Renata Maranhão, a consulta anterior foi realizada em 2005, o que reforça a importância de que o programa seja avaliado sob uma nova perspectiva, considerando-se o cenário e as demandas atuais. “Além disso, é uma oportunidade para grupos e educadores ambientais promoverem diálogos e discussões em torno do tema”, afirma.


FÓRUM BRASILEIRO
A iniciativa faz parte das atividades preparatórias para o IX Fórum Brasileiro e o IV Encontro Catarinense de Educação Ambiental, que ocorrem de 17 a 20 de setembro, na Universidade do Vale do Itajaí, em Balneário Camboriú (SC).


Para o coordenador geral dos eventos, Antônio Guerra, a consulta é uma resposta dos órgãos gestores (MMA e MEC) e dos educadores ambientais em defesa da Política Nacional de Educação Ambiental – PNEA.


O coordenador de Educação Ambiental e Temas Transversais do MEC, Felipe Felisbino, acredita que a “consulta pública é uma oportunidade de ouvir as pessoas e, assim, desenvolver políticas públicas mais contextualizadas e integradas”.

Com informações e imagens da Assessoria de Comunicação Social (Ascom/MMA).