Notícias

Editorial da Nova Diretoria.











Com a terceira Eleição a Diretoria do CRBio-06 ocorrida em novembro de 2013, chegamos a oito anos de existência quanto Conselho Regional (2006-2013). Queremos, inicialmente, agradecer a todos os Biólogos e Biólogas que exerceram o seu direito de voto e participaram desta Eleição para a próxima gestão do CRBio-06 (Amazonas, Acre, Amapá, Pará, Rondônia e Roraima), no período de 2014 a 2018.
Destaco humildemente esses agradecimentos, porque apesar de termos tido do inicio até os dias atuais, o menor orçamento dos conselhos regionais de Biologia do Brasil em contraste com a maior área de jurisdição, equivalente a 40% do território nacional, além de enfrentarmos todas as dificuldades de correio, internet e logística, conseguimos construir uma trajetória de luta e de muitas vitórias. Hoje ainda temos problemas de inadimplência e de comunicação? Temos, é verdade... Porém, já evoluímos muito diante do quadro que existia no início, temos mais uma sala alugada e os funcionários administrativos concursados há um ano, que executam relevantes serviços de apoio nas várias atividades administrativas do CRBio-06.
Destaco a importância de termos hoje em nosso Conselho, conselheiros efetivos e suplentes que representam a maioria dos Estados de nossa jurisdição. Ressaltamos esse apoio e contamos com o carisma de todos vocês na certeza de que nossa época entrará para a história, pois vivemos um momento em que ainda se tomam decisões políticas isoladas contra a vida em gabinetes sofisticados, e nossos ecossistemas estão mais impactados diminuindo nossa Biodiversidade.
Assim como Biólogos e Biólogas Conselheiros temos o grande desafio e o dever ético de retomar os rumos dessa história de valorização do profissional Biólogo na sociedade, e principalmente de crescermos quanto Conselho através da nossa Integração na Amazônia e com o Brasil. Acreditamos sinceramente que esse crescimento seja possível, pois esperamos para isso, contar com o apoio do Conselho Federal, dos demais Conselhos Regionais e das instituições locais ligadas as áreas de Biodiversidade e Meio Ambiente, Saúde e Biotecnologia, como o INPA, IPAAM, IBAMA, FIOCRUZ e Institutos e Universidades Federais e Estaduais da Região Norte. Apoio esse, indispensável à plena atuação dos Biólogos em nossa Região e ao sucesso do Sistema CFBio/CRBios.
Enfim... Durante a vida, nenhum ato, nenhuma palavra, é indiferente. Tudo deixa um rastro que se transforma em semente. É como uma pedra que se atira a água, de círculo em círculo, o movimento atingirá a margem distante. Pedimos a DEUS na sua infinita bondade, que compreenda nossos anseios e nos dei a necessária saúde, coragem e condições para atingirmos nossos objetivos, mudarmos o que deve e pode ser mudado, e sabedoria para distinguirmos as verdadeiras ações necessárias à promoção da justiça social e defesa do nosso maior patrimônio: Nosso Povo Amazônico e Nossa Rica Biodiversidade. O CRBio-06 está de portas abertas a todos vocês, nosso muito obrigado e até breve!!!


EDINBERGH CALDAS DE OLIVEIRA
Conselheiro Presidente / CRBio-06 13010/6-D