Eventos

23-26/04/14 Congresso da Sociedade de Zoológicos e Aquários do Brasil

O Parque Zoológico Municipal de Bauru se sente honrado de pela 4ª vez sediar um evento da magnitude do Congresso da Sociedade de Zoológicos e Aquários do Brasil, principalmente em um momento em que os efeitos das mudanças climáticas já se fazem sentir em todos os locais de nosso planeta. Sabemos que os mais afetados estão sendo os atuais exemplares de nossa fauna e flora, que através de milhares de anos evoluíram em um planeta sadio, com lentas mudanças climáticas, adaptando seus ciclos de vida ao clima dos ambientes em que viviam. Hoje cabe a nós técnicos, pesquisadores e administradores de instituições responsáveis pela manutenção "ex-situ", desenvolver esforços no sentido de conseguir a sobrevivência destas espécies em um mundo de rápidas e constantes transformações. Esforços no sentido de mudar os hábitos da população visando um desenvolvido com respeito aos ambientes naturais, um crescimento sustentável e a adoção de práticas que resultem na redução do consumo de matéria prima oriunda da sobreexplotação dos recursos naturais de nosso planeta, é nosso dever e nossa obrigação.


Durante este congresso, estamos adotando práticas que visam minimizar os impactos ambientais de um evento desse porte. Não teremos atividades noturnas, para evitar um uso maior de energia elétrica, estaremos distribuindo aos participantes, canecas para uso pessoal, como forma de economizar o uso de copos de papel ou plástico, e com a finalidade de reduzir nossa pegada ecológica, resultante do deslocamento dos participantes, estaremos realizando o plantio de 98 mudas de árvores, com o compromisso do Parque Zoológico Municipal de Bauru, de mante-las sadias.


Desejamos a todos os participantes um excelente aproveitamento, e que juntos possamos lutar pelas mudanças necessárias e assim, garantir um planeta mais saudável para as gerações futuras.


Zootec. Luiz Antonio da Silva Pires


Diretor Parque Zoológico Municipal de Bauru