Oportunidades Profissionais

Instituto Baleia Jubarte: Vaga pesquisador (cetáceos), Caravelas – BA

RESUMO

Tipo de Contrato: Efetivo (CLT)
Jornada: 40 horas semanais
Cargo: Pesquisador
Salário: não especificado
Benefícios: seguro de vida, plano de saúde subsidiado e benefícios de alimentação e transporte
Local: Caravelas - BA

Empresa Contratante: Instituto Baleia Jubarte
Ramo da Atividade: Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP)


O Instituto Baleia Jubarte (IBJ) é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) que tem como missão "conservar as baleias jubarte e outros cetáceos do Brasil, contribuindo para harmonizar a atividade humana com a preservação do patrimônio natural".


O Projeto Baleia Jubarte foi criado em 1988 para proteger a baleia jubarte na região do Banco dos Abrolhos, principal berçário da espécie em todo o Atlântico Sul Ocidental e desenvolver atividades socioeducativas com comunidades litorâneas da região, através da informação e educação ambiental. Posteriormente as ações se estenderam para o Norte da Bahia, onde foi fundada a segunda base do projeto, na Praia do Forte. Atualmente o Projeto Baleia Jubarte possui atuação sistemática na Bahia e Espírito Santo e pontual em outros pontos da costa, através de expedições e campanhas específicas. O conhecimento obtido nas pesquisas é utilizado para contribuir para as políticas públicas nacionais e internacionais de conservação das baleias e dos oceanos onde elas vivem.



Com o patrocínio da Petrobras desde 1996, o Projeto Baleia Jubarte já conquistou muitos desafios e o principal deles foi o considerável aumento populacional dessa espécie, que em 2014 foi retirada da Lista de Espécies da Fauna Brasileira Ameaçadas de Extinção. O Projeto faz parte da Rede Biomar que reúne os principais projetos de conservação marinha patrocinados pela Petrobras.


O Projeto Baleia Jubarte é realizado pelo Instituto Baleia Jubarte, organização-não-governamental sem fins lucrativos.


REQUISITOS/PERFIL DESEJADO

Profissional com formação em Ciências Biológicas, Oceanografia ou área afim.
Pelo menos 02 anos de experiência profissional em pesquisa para conservação da natureza.
Desejável Pós-graduação (mestrado e/ou doutorado) relacionada à área.
Experiência comprovada com análises estatísticas, desenho amostral, estimativa de parâmetros demográficos (abundância), sistemas de informação geográfica (SIG).
Redação fluente, domínio da língua inglesa e prática na elaboração de relatórios e artigos científicos.
Domínio de programas de informática (Word; Excel, ArcGIS, softwares de estatística).
Experiência com fotografia de animais silvestres
Capacidade física para atuar em jornadas prolongadas de embarque sob diversas condições meteorológicas, e disponibilidade para desenvolver as atividades a qualquer hora do dia.
Disponibilidade para residir em Caravelas (Bahia) e para realizar viagens a trabalho quando necessário.
Espírito de equipe e perfil para coordenar e motivar equipe de trabalho.
Iniciativa e pró-atividade.
Facilidade de adaptação e flexibilidade.
Boa comunicação verbal e fluência no raciocínio.
Capacidade de desenvolvimento.


CARGO/FUNÇÃO
Pesquisador


ATRIBUIÇÕES E RESPONSABILIDADES
Coordenar equipes e organizar projeto de monitoramento de botos-cinza; Coordenar cruzeiros de pesquisa para monitoramento da baleia-jubarte; Assegurar a qualidade dos dados coletados à campo e sua inserção nos bancos de dados; Analisar dados através de métodos estatísticos adequados; Elaborar relatórios de atividades; Redigir e publicar artigos científicos;
Orientar estagiários e voluntários; Elaborar projetos de pesquisa e submeter a fontes de financiamento; Participar na elaboração e gestão de orçamentos referentes às suas atividades; Representar o Instituto Baleia Jubarte em reuniões, conselhos e outros fóruns de discussão; Subsidiar a equipe de comunicação com informações tácnicas, inclusive representando o Instituto Baleia Jubarte em entrevistas e matérias jornalísticas; Contribuir na elaboração e estabelecimento de convênios e acordos de cooperação com outras instituições.
Tipo de Vaga: Profissional – Emprego
Perfil Profissional: Ciências Biológicas, Oceanografia, Afins.
Candidatura/Envio de Currículos: Envio de currículos até dia 05 de Março de 2017
Por gentileza, somente enviar currículo profissionais que se encaixem no perfil, de forma a economizar seu tempo e do recrutador.
Interessados que se encaixem no perfil acima devem encaminhar os documentos listados abaixo para milton.marcondes@baleiajubarte.org.br , mencionar no campo Assunto: "Cargo e Cidade de Interesse + cidade que reside". | Contato somente por email.


Documentos Necessários:
1. Carta de apresentação contendo pretensão salarial e nome e contato de duas referências profissionais.
2. Curriculum vitae ou curriculum lattes em formato PDF.


Fonte: Site Agrobase Oportunidades