Relato Integrado do Conselho Federal de Biologia - CFBio 2020

O presente Relato Integrado tem como objetivo apresentar as realizações do Conselho Federal de Biologia – CFBio no ano de 2020, demonstrando aos Biólogos e à sociedade a aplicação dos recursos arrecadados e administrados nesse exercício. O Relato foi estruturado em consonância às orientações da IN-TCU 84/2020 e DN-TCU 187/2020 e consolida com transparência os resultados da gestão do CFBio no cumprimento de sua missão institucional pública.

As ações concretizadas no período de abrangência deste Relato Integrado alicerçam-se no Planejamento Estratégico CFBio - Quadriênio 2020/2024, com o foco em programas e projetos de trabalho, fundamentados em objetivos e mecanismos de monitoramento e avaliação, que foram definidos, priorizados e operacionalizados pela Diretoria, Comissões e Plenário, com o apoio da equipe de empregados do Conselho.

No processo de gestão, ao planejamento agregam-se inovações com benefícios consistentes e busca-se a crescente prática da integração e aperfeiçoamento da estrutura organizacional e funcionamento do Sistema CFBio/CRBios.

No conjunto, o Relato Integrado traduz o compromisso do CFBio em prol da profissão de Biólogo por meio do planejamento, orientação, fiscalização e estímulo aos profissionais em protagonizar o fortalecimento e modernização da atuação do Sistema CFBio/CRBios em benefício da sociedade.


O Relato Integrado está organizado em quatro capítulos que traduzem o desempenho do CFBio no período:

Capítulo 1: Visão Geral Organizacional e Ambiente Externo - demonstra o que é, o que faz e as circunstâncias em que atua o CFBio, englobando as seguintes informações: identificação da entidade; organograma da estrutura organizacional e de governança; principais normas direcionadoras e links de acesso; principais canais de comunicação com a sociedade; fatos externos relevantes que influenciaram no resultado da gestão e o modelo de negócios, focados na missão institucional.

Capítulo 2: Riscos, Oportunidades e Perspectivas - versa sobre os riscos e oportunidades que impactam o alcance de resultados, o cumprimento da missão institucional, sua imagem e segurança da organização e de pessoas, agregando as seguintes informações: descrição, probabilidade de ocorrência, grau de impacto e medidas de mitigação dos principais riscos identificados; visão geral de gestão de riscos e controles; principais oportunidades e ações implementadas para potencializar os impactos positivos para a entidade e descrição do sistema de controle interno.

Capítulo 03: Governança, Estratégia e Desempenho - demonstra uma visão abrangente das relações entre estratégia, objetivos, recursos alocados e resultados alcançados, incorporando as seguintes informações: descrição e participação das estruturas de governança no processo de planejamento estratégico, gestão de riscos, supervisão da gestão e resultados das áreas afins.

Capítulo 04 – Informações Orçamentárias, Financeiras e Contábeis - demonstra a situação e o desempenho financeiro, orçamentário e patrimonial da gestão no exercício por meio de avaliações e análises dos principais fatos contábeis e financeiros ocorridos no exercício contendo, entre outras: gestão orçamentária e financeira, gestão patrimonial e infraestrutura e gestão de custos.

Agradecemos a todos que direta ou indiretamente contribuíram para concretização dos projetos e alcance das metas propostas para avanços na Gestão do Sistema CFBio/CRBios.

 

__________________________

 

Palavra da Presidente

Caríssimos Biólogos,

Como representante de nossa honrosa profissão que agrega cerca de 70 mil Biólogos registrados em nosso País, compartilho com vocês, o Relatório da Gestão do Conselho Federal de Biologia – CFBio, em 2020.

Ano atípico, face à pandemia da Covid-19, lamentavelmente, muitas vidas perdidas! Nossa solidariedade a todos os familiares e amigos. No transcurso, a Ciência se revela à sociedade, de forma inquestionável e promissora, na busca e alcance de soluções. Vacina sim! Na dinâmica, a cada Profissional Biólogo atuante na linha de frente, gratidão e reconhecimento, pelo compromisso e dedicação no exercício da profissão.

Muitos encontros presenciais postergados, mas que de forma remota possibilitaram cumprir a Missão Institucional. Mudanças na rotina da vida, em prol da vida.

O protagonismo de cada Biólogo, alinhado à Missão do Sistema CFBio/CRBios de zelar pela vida em todas as suas formas e pelos interesses sociais, tendo como referência o desenvolvimento científico, tecnológico e humanístico necessário à constante melhoria da qualidade de vida da população, à conservação e à sustentabilidade da biodiversidade e dos ecossistemas, fortalece a dimensão de nossa Missão. Missão que se estende em defender, disciplinar e fiscalizar o exercício profissional do Biólogo representando, em juízo e fora dele, os interesses gerais dos profissionais e assegurando a qualidade dos serviços prestados à sociedade; em orientar os Biólogos sobre seus direitos e deveres profissionais estabelecidos em normas éticas e princípios, e em especial no Código de Ética do Profissional Biólogo; e em estimular a honradez no exercício da profissão, velando pelo prestígio e bom nome dos Biólogos que a exercem.

A atual gestão tem como marco o trabalho integrado e interativo do Sistema CFBio/CRBios, em prol da melhoria continuada da profissão, fortalecendo a atuação dos Conselhos Regionais no cumprimento de suas atribuições. Nessa direção, apresenta nesse primeiro Relatório de Gestão as ações e investimentos concretizados para melhoria na estrutura organizacional e funcional, visando o suporte legal e técnico aos Biólogos, a credibilidade profissional e a respeitabilidade perante à sociedade.

O tempo não para! Requer dinamismo e empenho para avanços e atendimento aos desafios, focados na excelência e engrandecimento profissional, em observância à ética profissional e o respeito à vida, para oferecer segurança à sociedade pelos serviços prestados pelo Biólogo.

 

 

Maria Eduarda Lacerda de Larrazábal da Silva
Presidente do CFBio

 

Leia o RELATO INTEGRADO DO CFBio 2020: https://www.crbio06.gov.br/docs/CFBio-RELATO-INTEGRADO-2020-FINAL.pdf