194ª Plenária decide sobre criação de Delegacia Amapá/Pará

O Conselho Regional de Biologia - 6? Região, com o Plenário reunido a 26 fevereiro de 2021, aprovou várias medidas e apreciou a apresentação do Relatório do Grupo de Trabalho, que visa subsidiar o Plenário, quanto viabilidade técnica e financeira de criação da delegacia dos estados do Amapá/Pará na cidade de Belém, estado do Pará. 

 

O Plenário reunido por meio virtual foi composto por Yamile Benaion Alencar (Presidente), José Felipe de Souza Pinheiro (Tesoureiro), Semírian Campos Amoêdo (Secretária), e os demais conselheiros efetivos: Aldenira Oliveira da Silva, Climéia Correa Soares, Dayse Campista Ferreira, Solange Batista Damasceno e Ronildo Baiatone Alencar.  A reunião contou com a presença dos seguintes convidados: os biólogos Mauro Renan Pereira Costa e José Abílio Barros Ohana, os Conselheiros, Filomena Ferreira Santiago, Solange Maria Chalub Bandeira Teixeira, Jacqueline da Silva Batista, os assessores Maerlant Denis Moreira Leal, Joelson Gláucio Luzeiro e Jimmy da Silva Padilha.

 

A apresentação do Relatório do Grupo de Trabalho da nova delegacia Pará/Amapá foi feita pelo biólogo José Abílio Barros Ohana, que é representante do Estado do Pará juntamente com Mauro Renan Pereira Costa.  O documento trouxe o histórico de atuação desses Biólogos nas gestões do CRBio-06, além de apresentar os integrantes do grupo de trabalho responsáveis pelo estudo de viabilidade técnica e financeira para a criação da delegacia, que, considerando as informações disponibilizadas pelo CRBio-06, apresentou a previsão de despesas baseada em projeção de demonstrativo de receitas referente a arrecadação dos anos de 2018 e 2019.

 

 Ainda acerca da criação da nova delegacia, a Presidente do CRBio-6, Yamile Benaion Alencar parabenizou o empenho dos envolvidos e solicitou que o relatório seja analisado pelos assessores do CRBio-06, após o que poderá ser aprovado. Yamile sugeriu que no prazo máximo de 3 meses seja findado o processo de criação, acrescentando que o Presidente Carlos Frederico Loiola do CRBio-04  será convidado para uma Reunião Extraordinária que tratará da criação da delegacia no dia 12 de março de 2021 às 15 horas, horário de Brasília.  

 

Outro item a destacar da pauta, foi a exclusão dos biólogos pela Portaria do Ministério da Saúde nº 464 de 20 de maio de 2020, da relação dos profissionais que podem realizar exames para detecção de SARS-COV-2, onde não houve menção dos biólogos, como profissionais para a realização de teste rápido de detecção viral. A Presidente informou que, por meio de solicitação da Conselheira suplente Rosana Melquides Figueira, enviou ofício ao CFBio para análise da referida Portaria do Ministério da Saúde.

 

Em seguida foi tratado a questão da Legitimidade da Atuação do Biólogo em Bioquímica, sobre o que a Presidente informou que foi enviado ofício ao Presidente da Comissão do Processo Seletivo da Simplificado – Cadastro de Reserva de Profissionais de Saúde no Estado de Roraima, com a finalidade de solicitar a inclusão nos requisitos mínimos para o cargo de bioquímico, o biólogo, devidamente registrado neste Conselho Regional, visto suas atividades serem devidamente reconhecidas pelo CFBio.

 

O evento que teve como tema “Principais ações em defesa do profissional biólogo", ocorrido em 11 de fevereiro de 2021, recebeu destaque na reunião por sua repercussão em público.  A webinar teve a participação de Dr. Joelson Glaucio Luzeiro, Assessor Jurídico do CRBio-06, moderado por Dra. Yamile Benaion, Bióloga, Presidente do CRBio-06 e o Vice-Presidente em exercício, o Conselheiro José Felipe de Souza Pinheiro. O evento inicialmente contou com 267 inscritos, dos quais aproximadamente 110 assistiram ao vivo enquanto os demais assistiram posteriormente, tanto que o vídeo já conta com mais de 400 visualizações.

 

A pesquisa acadêmica também teve espaço neste Plenário, que aprovou e homologou os pedidos de desconto de 80% do valor da anuidade para biólogos que estão cursando pós-graduação Stricto Sensu. 

 

Para finalizar destaca-se a escolha do novo representante do CRBio-06 nas reuniões do Conselho Estadual de Meio Ambiente do Amazonas – CEMAAM, na pessoa de Yamile Benaion, em substituição a titular Dayse Campista Ferreira, que manifestou impossibilidade de permanência na função.  A Presidente se dispôs a assumir a titularidade no CEMAAM e indicou a própria conselheira Dayse como sua suplente. A sugestão é aceita e acatada pelo Plenário.  A Presidente ainda enfatizou a necessidade de que o Plenário venha a se manifestar na indicação de novos representantes dessa importante cadeira para a biologia no Estado do Amazonas.