Diretoria do CFBio se reúne com assessoria do senador Fabiano Contarato

A Diretoria do Conselho Federal de Biologia (CFBio) se reuniu nesta segunda-feira (01/03) com Eduardo Martins Chíxaro, assessor legislativo do senador Fabiano Contarato (REDE-ES). O encontro foi realizado, de maneira virtual, com objetivo de identificar pautas comuns e de discutir possíveis ações conjuntas para aprovação de projetos que visem à proteção do meio ambiente e da sociedade.

Além do assessor, participaram da reunião a presidente do CFBio, Maria Eduarda de Larrazábal, o vice-presidente, Eliézer José Marques, a Conselheira Secretária, Helena Lúcia Ferreira, a Conselheira Tesoureira, Alcione Ribeiro de Azevedo, e o Conselheiro Murilo Damato, membro da Comissão de Meio Ambiente e Biodiversidade do Conselho Federal. Também estiveram presentes as assessoras parlamentar, Evellin Silva, e de comunicação e imprensa, Ana Paula Leitão.

Durante a conversa, Maria Eduarda de Larrazábal reforçou o trabalho realizado pelo Sistema CFBio/CRBios em busca do fortalecimento da profissão e em defesa da sociedade. “O Conselho Federal e os Conselhos Regionais atuam na forma de um sistema integrado; estamos todos bem interligados nas discussões, realizando um trabalho de rede”, afirmou.

A presidente do Conselho Federal destacou ainda as diretrizes e legislação orientadora da profissão, bem como as áreas de atuação de Biólogos em Meio Ambiente e Biodiversidade, na Saúde e em Biotecnologia e Produção. “Nossos profissionais trabalham em várias atividades nessas três grandes áreas. Inclusive, no último ano, houve uma grande necessidade da atuação de Biólogos na Saúde e na Biotecnologia para o enfrentamento do coronavírus”, disse.

Também foi apresentada ao assessor parlamentar uma lista de projetos de lei em tramitação no Senado Federal que tratam de temas relevantes, como a tipificação do crime de ecocídio nos casos de desastre por rompimento de barragem, poluição ambiental como crime hediondo, maus-tratos a animais silvestres, nativos ou exóticos, entre outras matérias que impactam na defesa do meio ambiente e da sociedade.

Eduardo Chíxaro agradeceu a disposição em dialogar e construir ações conjuntas e informou que as questões discutidas durante a reunião serão levadas ao conhecimento do senador Fabiano Contarato (REDE-ES).  Ao final, a presidente do CFBio reforçou que os Conselhos estão à disposição para oferecer subsídios técnicos relacionadas ao meio ambiente e às atividades profissionais do Biólogo.

Veja o documento apresentado na reunião: https://www.crbio06.gov.br/docs/CFBio_Reuniao-Institucional-com-Ass-Sen-Fabiano-Contarato-01-03-2021.pdf