Nova Marca CRBio-06

A primeira logomarca do CRBio-06 - Conselho Regional de Biologia 6 a Região, foi instituída em 2006, logo após a sua criação, que ocorreu no dia 18 de fevereiro de 2005, através da Resolução do Conselho Federal de Biologia - CFBio 49/2005.

A logomarca foi apresentada em Plénário pela CD - Comissão de Divulgação, tendo como coordenadora, na ocasião a Conselheira Jacqueline da Silva Batista, que acumulava também o cargo de Conselheira-Secretária, da primeira Diretoria cujos outros membros eram Geni Conceição de Barros Cáuper, Presidente; Climéia Corrêa Soares, Vice-Presidente e Dayse Campista Ferreira, Conselheira-Tesoureira. Desde a sua homologação, a marca permaneceu em utilização, sem alterações até o presente momento.

Nesse ponto mudaremos a pergunta de QUANDO MUDAR? para PORQUÊ MUDAR AGORA?

Não há como negar a sua importância e valor, pois refletiu por muito tempo a imagem do CRBio-06 como novo Conselho, simbolizando seus objetivos através de cada elemento contido na marca e buscando traduzir os anseios da classe do profissional Biólogo em nossa região, naquele momento em que, finalmente, tínhamos o nosso Conselho.
Assim como a evolução biológica segue seu curso na natureza, nosso Conselho teve muitas conquistas e vivenciou momentos decisivos e icônicos, nos quais evoluiu em vários aspectos. Fomos e continuamos sempre nos adaptando aos desafios. Que o diga um dos expoentes da Biologia: Charles Darwin.

Essa primeira marca do CRBio-06, é na verdade um logotipo, em que o próprio nome da instituição escrito de modo personalizado cumpre o papel da marca.

Entre os elementos da atual marca, temos o verde, simbolicamente representando a Região Norte por suas exuberantes florestas enquanto o azul vem referenciando os rios da grandiosa Amazônia. Já o preto faz referência a a ausência de luz no ambiente em que os espermatozóides migram, mesmo estando sempre em bando, a luta que eles travam é solitária e fundamental na continuidade da vida. Assim também é a missão do CRBio-06, silenciosamente e continuamente lutando pela profissão São seis espermatozóides , numa referência clara à 6ª Região.

É nessa perspectiva que um novo Projeto de Identidade visual é proposto neste momento.

A nova logomarca proposta contempla toda a simbologia necessária para uma instituição representativa dos Biólogos, que são distribuídos por suas atividades em três grandes áreas: Meio Ambiente e Biodiversidade, Biotecnologia e Produção e Saúde.

Além de contemplar mais amplamente a simbologia da Biologia nas três grandes áreas, de modo sintético e sobreposto - veja justificativa na próxima página - a leitura do texto CRBio-06 na logomarca é fácil e clara, devido a escolha de uma tipologia limpa e moderna.

Outro diferencial foi a adoção de tons sóbrios ressaltando o conceito de confiança de uma instituição sólida e profissional, e que por serem pouco utilizados, cedem mais personalidade a marca.

Procuramos manter as formas orgânicas e com bastante ritmo, sublinhando o dinamismo da instituição e a evolução das ciências biológicas.

 

BAIXE A NOVA IDENTIDADE VISUAL DO CRBio-06

 

Mnaaus, 10 de setembro de 2020

 

JACQUELINE BATISTA DA SILVA
Conselheira do CRBio-06