RELATO INTEGRADO DE GESTÃO 2019

ACESSE O ARQUIVO EM PDF: cutt.ly/AfboGst

SOBRE O RELATO

O presente Relatório da Gestão tem como objetivo apresentar as realizações do Conselho Regional de Biologia da 6ª Região - CRBio-06 durante o exercício de 2019, tendo sido estruturado de forma a atender ao disposto no art. 70 da Constituição Federal, a IN TCU nº 63/2010, a DN TCU nº 154/2016, e a Portaria TCU nº 59/2016 e as orientações do órgão de controle interno. Além de cumprir os requisitos legais, é uma oportunidade para que o CRBio-06 possa demonstrar à sociedade e aos Biólogos como se deu a aplicação dos recursos arrecadados e administrados.

A transparência dos resultados da gestão é fundamental no exercício público. Esta gestão tem no planejamento um dos seus mais fortes pilares, agregando sempre que possível inovações que venham trazer benefícios consistentes. Também focamos em uma crescente integração e aperfeiçoamento da estrutura organizacional, bem como na manutenção do funcionamento do Sistema.
Todas as ações desempenhadas pelo CRBio-06 no ano de 2019 estão alinhadas ao Planejamento Estratégico, elaborado pelos Coordenadores/ Plenário para o quadriênio 2018 a janeiro de 2022, composto pelos objetivos estratégicos e programas de trabalho, visando ações que possibilitem o alcance dos objetivos dentro dos mecanismos de monitoramento e de avaliação.

Tudo isto se reflete em um esforço visando o cumprimento da missão institucional do CRBio-06, que é fortalecer a profissão de Biólogo através do planejamento, orientação, estimulo e fiscalização para o seu pleno exercício legal, e agregado ao Sistema CFBio/CRBios, realizar o registro e a fiscalização do exercício profissional, que é da competência dos Conselhos Regionais.

PALAVRA DA PRESIDENTE

Em 2019, o Conselho Regional de Biologia 6ª Região – CRBio-6, atuou intensamente na fiscalização, uma vez que a prática não regulamentada, além de ser um risco à sociedade, prejudica a atuação do profissional devidamente registrado, podendo a médio e longo prazo, provocar a desvalorização da profissão, dada a atuação por egressos não capacitados.

A promoção da educação continuada foi outra frente trabalhada com empenho especial, pois temos consciência do grande desafio de promover eventos nos seis Estados que compõem a jurisdição do CRBio-06, Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Roraima e Rondônia, que juntos correspondem a quase metade da área territorial do Brasil, exatos 41,98%. Tal feito foi possível graças à consolidação de parcerias com universidades e instituições ligadas à Biologia, que nos proporcionaram a realização de minicursos, palestras em alguns dos Estados.

As parcerias com universidades e outras instituições não se limitam à realização de eventos, também mantemos ações que visam a defesa do meio ambiente, a melhoria das relações institucionais com os profissionais biólogos, além do compartilhamento de informações e de avanços científicos.

No que pertine ao campo de registro profissional, procurou-se otimizar o atendimento e acelerar ao máximo os processos de registro de novos profissionais.

A estrutura montada na nova sede ocorrida no ano de 2018, foi fundamental para a otimização e agilidade dos processos e ações do CRBio-06. Tanto os funcionários, quanto os conselheiros e o Biólogo visitante, motivo de nossa existência, podem agora contar com uma sede compatível com a importância dessa profissão tão essencial à sociedade.

Vale ressaltar, que continuamos com nossa política de manter ativa nossa representatividade, em cada Estado de nossa jurisdição, que conta com um Conselheiro representante, o que proporciona a aproximação e o estreitamento do laço com o Biólogo que tem o seu represente mais próximo.

A valorização profissional é uma preocupação constante. Estamos sempre alertas no sentido de defender aos interesses da Biologia e dos nossos profissionais. Fato comum é buscar inserir o Biólogo no rol de profissionais habilitados para o preenchimento de vagas em seus editais, concursos e em projetos. Onde êxitos foram alcançados, proporcionando, assim, oportunidades de trabalho para Biólogos.

Valorizar o profissional da biologia é nossa prioridade, sem esquecer, claro, a defesa do meio ambiente, os avanços da biologia na saúde e na biotecnologia. Áreas constantemente ameaçadas por interesses privados e imediatistas, neste sentido, o sombreamento das atribuições do biólogo por outras profissões é também um assunto que nos consome e nos desafia. Para isto, dispomos de uma assessoria jurídica constantemente requisitada.

Sabemos que não basta executar essas ações, é preciso também divulga-las de modo consistente para que a sociedade tome ciência do valor do Biólogo. Pensando assim, já está em andamento estudos para a renovação do nosso site. A intenção é que ele se transforme em uma importante ferramenta de apoio às ações, conhecimento, divulgação e integração da classe.

2019 foi um ano de intensas atividades impactadas por um momento de transformações na política do nosso país, que gerou instabilidade na economia, dificultando e obrigando-nos a reavaliar posições, porém o mais importante, e nisto queremos deixar claro aos Biólogos e à sociedade é que estivemos empenhados integralmente em fazer o melhor, sempre. Ultrapassamos dificuldades, ignoramos obstáculos e surpreendemos com nossa persistência, por acreditar na importância do Conselho Regional de Biologia 6ª Região, que muito propriamente pode ser denominado Conselho Regional de Biologia da Região Amazônica.

Desejamos a todos os leitores que possam extrair o máximo das informações contidas no Relato Integrado 2019 do Conselho Regional de Biologia - 6ª Região, que elas possam contribuir com uma relação mais integrada com a população e com os Biólogos, pois acreditamos que o conhecimento leva a empatia e a união de todos em um único objetivo. Que este objetivo seja, transformar o mundo para melhor por meio da Biologia. Contamos com todos vocês para essa desafiadora e maravilhosa tarefa.

Manaus, 31 de agosto de 2020.

Alcione Ribeiro Azevedo
Presidente do CRBIO-06

 ACESSE O ARQUIVO EM PDF: cutt.ly/AfboGst