Fazendo História | Atuação interdisciplinar e o papel do Biólogo

“Sempre trabalhei com análise de dados em Ecologia e Biologia Evolutiva. Com a chegada da pandemia, comecei a participar de um grupo interdisciplinar da UFG montado para auxiliar a gestão pública e a tomada de decisão a partir de modelos computacionais para tentar entender a expansão da COVID-19 no estado de Goiás, sob diferentes cenários.

Essa é uma das possibilidades de atuação do Biólogo nesse contexto da pandemia, trabalhando junto aos epidemiologistas e outros profissionais da saúde. Isso faz todo sentido, já que, em vários aspectos, a epidemiologia é uma área aplicada da Ecologia, avaliando a interação parasita-hospedeiro no tempo e no espaço.

 Estamos todos aprendendo muito e acho que consolidar e divulgar essas muitas possibilidades de atuação profissional vai ser muito importante para os Biólogos no mundo ‘pós-pandemia’”.

Relato do Biólogo José Alexandre Felizola Diniz Filho (CRBio 044180/04-D), graduado pela Universidade Federal de Sergipe, Mestre e Doutor em Zoologia pela UNESP Rio Claro. Desde 1994 é professor da Universidade Federal de Goiás (UFG).