Fiscalização do CRBio-06 atua em Rio Preto da Eva (AM)

O Conselho Regional de Biologia da Sexta Região realizou na manhã desta segunda, 13/03, fiscalização no município de Rio Preto da Eva, Amazonas (AM), representado pela fiscal Bióloga Luciana Fonseca (CRBio 073736/06-D) e agente fiscal Clodoaldo Oliveira.

Em ação junto à Prefeitura do Município foram recebidos pelo Chefe de Gabinete Sr. Antônio Marcos Alves de Souza. A equipe solicitou a listagem de Profissionais Biólogos do quadro de funcionários do município, bem como foi discutida a importância da atuação do Profissional Biólogo na região e destacada a necessidade de contratação de profissionais para Secretaria de Meio Ambiente, bem como Secretaria de Saúde.

Na Secretaria Municipal de Meio Ambiente, em reunião com o Sr. Gilson Rodrigues da Costa, gestor da Secretaria, foram abordados temas como o Licenciamento Ambiental, Áreas de Atuação do Biólogo e necessidade de inclusão de Biólogos da Secretaria. Visto que o órgão exerce atividades voltadas diretamente para áreas onde os Biólogos são profissionais habilitados.

Já na Secretaria Municipal de Saúde, a reunião foi com o Sr. Fernando Diniz. Foi abordada a atuação do Profissional Biólogo em análises clínicas, bem como demais atividades da área de saúde como o controle de zoonoses, controle epidemiológico entre outras subáreas.

A tarde a equipe fiscalizou a empresa Mil Madeiras Preciosas, localizada na estrada de acesso ao município vizinho de Itapiranga (AM), onde os fiscais foram recebidos pelo Sr. Bruno Rodrigues de Oliveira, que fez questão de mencionar que, “A Mil Madeiras foi fundada em 1994 em Itacoatiara (AM), tem sede na Suíça e foi uma das primeiras empresas brasileiras a conquistar a certificação FSC (Forest Stewardship Council, ou Conselho de Manejo Florestal), para o manejo florestal sustentável”, completou.

A Fiscalização do CRBio-06 constatou a inexistência de Biólogos no quadro funcional e registrou a importância da contratação desse tipo de profissional, visto que o segmento atua em área de competência do Profissional Biólogo. A equipe ficou surpresa com a quantidade de atividades realizadas pela Mil Madeiras, onde cabe a presença de um Biólogo, dentre elas o manejo e inventário florestal, manejo de fauna, licenciamento e responsabilidade técnica. Bruno então se comprometeu a encarar de frente o desafio de ter ao menos um Biólogo em seu quadro funcional por ocasião da próxima visita da fiscalização do CRBio-06.