Notícias

CRBio-06 PARTICIPA DE SESSÃO ESPECIAL EM HOMENAGEM AOS 40 ANOS DA PROFISSÃO BIÓLOGO

O Conselho Regional de Biologia – 6ª Região (CRBio-06) participou na manhã dessa segunda-feira, 9 de setembro, da Sessão Especial em Homenagem aos 40 Anos de Regulamentação da Profissão Biólogo. De propositura da Deputada Estadual Joana Darc, a solenidade aconteceu no Plenário Ruy Araújo – Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas, localizado na Avenida Mário Ypiranga, nº 3950, bairro Parque 10 de Novembro, Zona Centro-Sul de Manaus.

Foram convidados a compor a mesa juntamente com a Deputada, o Conselheiro Tesoureiro José Felipe Pinheiro como representante do CRBio-06, o Conselheiro Suplente Marcelo Garcia representando o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (IPAAM), o Capitão Tiago Dantas do Batalhão Ambiental da Polícia Militar do Amazonas, Renée Veiga representante da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM) e Manuel da Silvado Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Em discurso, a Deputada Joana explanou a motivação de realizar a Sessão Especial como gesto de valorização e reconhecimento do Biólogo. “Estou me colocando à disposição das instituições, do Conselho, para que a gente possa fazer a interlocução necessária, avançar em políticas públicas, e debater sobre o que podemos fazer para trazer ainda mais o reconhecimento, a valorização, e a inserção do Biólogo no mercado de trabalho”, destacou.


A Fiscal Bióloga, Luciana Lúcia, proferiu palestra sobre o Conselho de Biologia, com demonstrações das principais tarefas e ações realizadas pela fiscalização do CRBio-06, áreas de atuação, resoluções e sobre a Lei nº 6.684, em 3 de setembro de 1979, alterada pela Lei nº 7 7.017, de 30 de agosto de 1982 e regulamentada pelo Decreto nº 88.438, de 28 de junho de 1983.




Em seguida, foi entregue placa comemorativa alusiva aos 40 Anos da Profissão Biólogo ao CRBio-06 pelas mãos do Conselheiro Tesoureiro José Pinheiro, e certificado aos Biólogos homenageados, foram eles: Aldenira de Oliveira da Silva, Antonio Carlos Marques Souza, Beatriz Ronchi Teles, Ginarajadaça Ferreira dos Santos Oliveira, Isolde Dorothea Kossmann, Israel Wilter Dourado Cabral, José Felipe de Souza Pinheiro, Kyara Martins Formiga, Leandro da Silva e Silva, Maria das Graças Vale Barbosa Guerra, Ronis Da Silveira, Semirian Campos Amoêdo e Vanderson de Souza Sampaio.


O Conselheiro Felipe saudou a parlamentar e os demais membros que endossaram a Sessão Especial. “Em nome do Conselho Regional de Biologia, cumprimento a mesa a agradeço a deputada Joana Darc pela propositura dessa solenidade e aos demais deputados. Eu fico feliz em ter esse momento aqui na Assembleia, em ver a deputada deixando as portas abertas a Profissão do Biólogo para que a gente possa, juntamente com os deputados, criar ferramentas legais que fortaleçam a nossa profissão. Apesar dessa área de sombreamento que nós temos, o profissional Biólogo tem sim se destacado por sua excelência, sempre em busca de qualificação, por isso eu tenho absoluta certeza que o Biólogo quando tem oportunidade ele desempenha a sua função e missão com esmero e qualidade”, explanou.


Como representante do IPAAM, o Conselheiro Suplente Marcelo Garcia congratulou todos os profissionais Biólogos. “Parabéns a todos nós pelos 40 anos de muita luta, e o que é importante, na nossa lei diz que ‘o biólogo pode atuar em diversas áreas sem prejuízo aos outros profissionais’. Então, nós temos uma profissão democrática, queremos atuar na área de competência, pois possuímos confiança no trabalho do Biólogo”, disse.

A Sessão Especial completa está disponível no link https://bit.ly/2kr1Ezb

40 Anos da Profissão Biólogo - Sessão Especial ALEAM 2019

Página 2 de 2 (29 itens)