SELECIONADOS - PRÊMIO WANDERLI TADEI

Destaques da Biologia 2022

A Comissão de Formação e Aperfeiçoamento Profissional (CFAP), formada pelos Conselheiros Ronildo Baiatone (Coordenador), Rogério Fonseca (Secretário) e Marcus Pereira (Vogal), em cumprimento ao calendário do Prêmio Wanderli Tadei - Destaques da Biologia 2022, tem a honra de anunciar a Lista dos Selecionados em cada uma das quatro grandes áreas de atuação.

Foram recebidas 7 (sete) indicações para a área Biotecnologia e Produção, das quais 5 (cinco) foram selecionadas. Já na área Educação foram 8 (oito) indicados, porém apenas 4 (quatro) preencheram os requisitos, enquanto na área Meio Ambiente e Biodiversidade, obtivemos 11 (onze) indicados e 5 (cinco) selecionados e na Área Saúde dos 6 (seis) que receberam indicação, 4 (quatro) foram validadas pela CFAP em conjunto com a Comissão de Transparência: Daniel Santos (Coordenador), Israel Dourado (Secretário) e Andréa Moura (Vogal), que avaliaram as principais atribuições curriculares dos candidatos indicados a mais de uma área de atuação.

No total foram 32 indicações. Número bem superior ao anterior de apenas 11 indicações. Parabéns aos participantes que acolheram essa ação do CRBio-06 que visa principalmente o reconhecimento ao esforço dos Biólogos e Biólogas, que dedicam seu tempo e conhecimento em defender a vida em nosso planeta!


QUAIS FORAM OS REQUISITOS PARA SER INDICADO?
Conforme o regulamento, só puderam ser indicados ao Prêmio Wanderli Tadei profissionais com registro e sem pendências no Sistema CFBio/CRBios. Conselheiros, profissionais do quadro de servidores ou assessores do CRBio-06 não estavam habilitados a ser indicados.

QUEM PODE VOTAR?

Para votar é necessário:

  1. Ser Biólogo registrado no Sistema CFBio/CRBios.
  2. Ter registro ATIVO e sem pendências.
  3. Identificar-se informando o seu número de CRBio

A votação ficar aberta NESTA PÁGINA. 

Devido o evento da Copa Mundial de Futebol o período de votação foi prorrogado até 15 de novembro

A divulgação do resultado e entrega do Prêmio se dará em 8 de novembro de 2022 e a Solenidade de entrega será em 21 de novembro.

Saiba mais em: https://www.crbio06.gov.br/index.php/crbio-06/premio-destaques-da-biologia

Não esqueça de compartilhar com seus colegas. Contamos com a sua participação.

Área Biotecnologia e Produção

AUGUSTO BÜCKER
CRBio 063841/6-D
  • ID Lattes: 7815389221859721
    Co-fundador & CEO na BIOAMAZON - Biotech & Innovation (5/2021 - atual). Profissional graduado em Ciências Biológicas pela UNIVALI (2003); Mestrado em Biotecnologia e Recursos Naturais da Amazônia pela UEA (2008); Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Bioquímica da UFSC (2014) e Especialização na utilização de biomassa para produção de biocombustíveis pela JICA e Universidade de Ryukyus, Okinawa-Japão (2012). PosDoc PDI/CNPq na Empresa Neoprospecta (2015) via parceria público/privada atuando no Diagnóstico Microbiológico Digital em Larga Escala por sequenciamento de DNA. Coordenador de Projeto Estruturante do Laboratório de Controle de Qualidade Microbiológico (LCQM) (2016-2017). Biólogo Responsável Técnico na área de Biotecnologia e Produção do Centro de Biotecnologia da Amazônia - CBA (2016-2017). Professor da Pós-Graduação (Mestrado) em Biotecnologia e Recursos Naturais da UEA de "Microbiologia Aplicada à Biotecnologia" (2018-2021). Coordenador de Projeto Temático no Laboratório de Fermentação (2015-17; 2019-21).
JANSEN FERNANDES DE MEDEIROS
CRBio 052280/06-D
  • ID Lattes: 5425946423248431
    Possui Graduação em Ciências Biológiocas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Mestrado e Doutorado em Ciências Biológicas (Entomologia) pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA). Foi Pesquisador Bolsista DTI do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia e bolsista de Desenvolvimento Científico Regional e Tecnológico (CNPq/FAPEAM ? DCR). Professor de Parasitologia na Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Atualmente é pesquisador em Saúde Pública na Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) - Fiocruz Rondônia. Foi Membro Titular da Comissão de Ética em Pesquisa com Seres Humanos (CEP/CEPEM- Rondônia) até 2018. Foi Vice Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Biologia Experimental da Universidade Federal de Rondônia. Atualmente é credenciado como Membro do Corpo Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Biologia Experimental - UNIR e do Programa de Pós Graduação em Biologia Parasitária- IOC/Fiocruz. Atualmente é Membro do Comitê Gestor do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Pesquisa do "Instituto Nacional de Epidemiologia na Amazônia Ocidental - INCT-EpiAmO". Foi Membro do Conselho Curador da FAPERO (2019-2021). Foi Vice Coordenador de Pesquisa na Fiocruz Rondônia (2016-2018) e exerce atualmente a função de Coordenador da Fiocruz Rondônia. Revisor de periódico (Parasite & Vectors, Journal of Public Health and Epidemiology, Neotropical Entomology, Memórias do Instituto Oswaldo Cruz, Acta Amazônica, Revista Brasileira de Medicina Tropical, Revista Brasileira de Medicina Veterinária, Acta Amazônica, Brazilian Journal of Microbiology) e de projetos de fomento (FAPEAM, FAPEMAT, FACEP, FAPITEC, FAPAC). Tem experiência na área de Parasitologia/Entomologia Médica, com ênfase em Entomologia e Malacologia de Parasitos e Vetores, atuando principalmente nos seguintes temas: Entomologia Médica - Simulideos, flebotomíneos e culicoides, Epidemiologia de Filárias na Amazônia - Mansonella ozzardi e Onchocerca volvulus. Bolsista de Produtividade do CNPq.
SPARTACO ASTOLFI FILHO
CRBio 000348/06-D
  • ID Lattes: 2699190136695057
    Natural de Oswaldo Cruz (SP), formou-se Bacharel em Ciências Biológicas pela UnB em 1975, Mestre em Biologia Molecular pela UnB 1978 e Doutor em Ciências pela UFRJ em 1987. Realizou em 1988-1989 Pós-Doutorado na área de Engenharia Genética no Instituto de Ciência e Tecnologia da Universidade de Manchester (UK). Foi professor de Biologia Molecular e Engenharia Genética da Universidade de Brasília no período de 1978 a 1994 onde foi chefe do Departamento de Biologia Celular e coordenador dos Cursos de Graduação em Ciências Biológicas e de Pós-Graduação em Biologia Molecular. No citado período, em colaboração com o Centro de Biotecnologia da UFRGS desenvolveu a tecnologia de produção de Taq DNA polimerase e em parceria com a BIOBRÁS - Bioquímica do Brasil S/A desenvolveu a tecnologia de produção de insulina humana por engenharia genética e fermentação bacteriana. Em 1995 transferiu-se para a Universidade Federal do Amazonas (UFAM) onde contribuiu na implementação de um arrojado programa de formação de recursos humanos em biotecnologia e atuou na concepção e implantação do Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA). Participou da idealização, implantação e coordenou no período de 2002 a 2006 o Programa Multi-Institucional de Pós-Graduação em Biotecnologia (PPG-BIOTEC) e a Rede Genômica da Amazônia Legal (REALGENE). Coordenou o Comitê Científico da Rede BIONORTE (2009 -2011) e em seguida (2012-2017) foi Coordenador Geral de seu Programa de Pós-Graduação (PPG-BIONORTE). Em colaboração com a Cristália Produtos Químicos Farmacêuticos Ltda desenvolveu a tecnologia de produção de hormônio de crescimento humano (CRISCY) e atualmente integra o Comitê de Inovação da referida empresa. Nesse momento de pandemia de Covid-19, juntamente com pesquisadores da UFAM e FIOCRUZ, tem atuado no desenvolvimento e aplicação de metodologias de diagnóstico do SARS CoV-2 baseadas tanto em procedimentos imunológicos como de biologia molecular. Orientou até o momento 77 dissertações, 47 teses e publicou 124 artigos científicos. Aposentou em 2017 como Professor Titular de Engenharia Genética do Departamento de Genética da UFAM, onde continua atuando até o momento como Pesquisador do CNPq e Professor Emérito.
SUZANA DA SILVA DE OLIVEIRA MARTINS
CRBio 52090/06-D
  • ID Lattes: 8483413799152587
    Graduação em Ciências Biológicas com ênfase em Ciências Ambientais-CEUNL; Pós-graduação em Auditoria Ambiental-CEUNL; Mestrado em Biotecnologia com ênfase em Produtos Naturais (Farmacologia de Fitoterápicos), área de concentração Biotecnologias para Saúde - UFAM/CBA/UNIFESP; Pós-graduação em Planejamento, Gestão e Implementação da EAD, com Ênfase na Produção de Material Didático pela Faculdade IPPEO/Instituto Venturo; Pós-Graduação em Aperfeiçoamento em Formação Docente para Educação a Distância pelo Instituto Federal do Espírito Santo ? IFES pelo Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância ? CEFOR; Experiência na área de Genética, com ênfase em Genética de Estoque Pesqueiros pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - INPA/PIBIC, atuando principalmente nos seguintes temas: esterases, tucunarés, Amazônia Central, padrões isoenzimáticos e tucunarés Cichla spp); Realizou pesquisas no Centro de Biotecnologia da Amazônia - CBA, referente aos estudos de plantas medicinais da região Amazônica, na área de Epidemiologia, Farmacologia, Toxicologia de Medicamentos e Biotério; Membro da Comissão de Ética no Uso de Animais da Universidade do Estado do Amazonas CEUA?UEA, como Bióloga Suplente/PROPESP/UEA Portaria n°609/2018 DOE 03/08/18 (Renovação - Portaria n°0233/2020 DOE 27/03/20); Tutora em EAD pelo Estágio Setorial de Tutoria pela Escola de Instrução Especializada-ESTEAD/Exército Brasileiro; Tutora em EAD pelo Curso de Qualificação Profissional e Formação Continuada de Tutores a Distância/CETAM/AM; Tutora em EAD pelo Curso de Qualificação Profissional e Formação Continuada de Tutores a Distância 2017T16/CETAM/AM; Coordenadora no Estágio Setorial de Tutoria em EAD/2ª Ordem/Turma 2017 na Seção de Educação a Distância do Colégio Militar de Manaus-SEAD; Militar do Quadro de Oficial Temporário Técnico (QOTT) da Reserva, exercendo as funções de Tutora da Disciplina de Biologia do Ensino Médio e Ciências Físicas e Biológicas do Ensino Fundamental, Secretaria Administrativa, Membro e Coordenadora do Plano de Gestão Ambiental, Oficial do Meio Ambiente na Seção de Ensino a Distância do Colégio Militar de Manaus - SEAD/CMM no período de 2011 à 2019. Participação no Projeto Institucional em Rede - Laboratórios para Testes de Diagnóstico da COVID-19, no âmbito da Universidade Federal do Amazonas ? UFAM, como integrante da Equipe de Coleta (realizando coletas de amostras (swab nasal e faríngea e salivar) de pacientes com suspeita de COVID-19 /Hospital Universitário Getúlio Vargas/AM, para serem processadas por PCR em tempo real para diagnóstico de Covid19 (2020/2021)). PORTARIA Nº 159, DE 04 DE FEVEREIRO DE 2021. Contratação Simplificada de Produtos da Cooperação Técnica/Representante da Organização Pan Americana da Saúde - OPAS/OMS. Programa FAPEAM EDITAL N. 010/2021- CT&I ÁREAS PRIORITÁRIAS- Modalidade: Bolsista Apoio Técnico NÍVEL II. Titulo do Projeto: Estudo Clinico do Kombucha: Caracterização da bebida fermentada e sua eficácia sobre a microbiota intestinal humana. 
VANDERSON DE SOUZA SAMPAIO
CRBio 052006/06-D
  • ID Lattes: 0039836167659650
    É Doutor em Medicina Tropical pela Universidade do Estado do Amazonas e Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado, mestre em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Federal do Pará, especialista em Bioinformática pelo Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC) e graduado em Biologia também pela Universidade Federal do Pará (2001). É Pesquisador Adjunto na Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), onde atua em projetos de pesquisa nacionais e internacionais envolvendo Doenças Infecciosas e Tropicais como Malária, Tuberculose, arboviroses, HIV/AIDS, Leishmaniose, Doenças de Chagas, etc. É Coordenador e Professor do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Medicina Tropical (UEA/FMT-HVD). Também pertence ao corpo permanente dos Programas de Saúde Pública (Fiocruz-ILMD/UFAM/UEA) e PPGBionorte (UEA), onde orienta estudantes de mestrado e doutorado. É Biólogo da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) desde 2006. Como técnico da FVS-AM, atuou no nível gerencial, assessorando os Programas de Controle de Doenças de Transmissão Vetorial, nos componentes: entomologia e controle vetorial, diagnóstico e tratamento de doenças, políticas dos programas, organização logística e capacitações nos temas citados. Possui conhecimentos nas áreas de Epidemiologia, bioestatística e análise de dados, entomologia, controle vetorial, georreferenciamento, uso de sistemas de informação geográfica e desenvolvimento de softwares e scripts para análise de bancos de dados computacionais.

Área Educação

ADRIANO MARCOS ROMANO
CRBio 090696/6-D
  • ID Lattes: 7549047071890072
    Biólogo, gestor ambiental e professor. Mestre em Ensino de Biologia e cursando o Doutorado em Biotecnologia e Biodiversidade pela Rede Bionorte. Desenvolve atividades voluntárias de resgate, reabilitação e reintrodução de animais silvestres. Aficionado por fotografia e música utiliza incursões em campo para promover a divulgação da biodiversidade local. Possui experiência na área de Ecologia, Zoologia e Didática. Desenvolveu trabalhos na área de histologia de animais silvestres, educação ambiental e ecologia de comunidades. Atualmente desenvolve estudos na área ambiental com ênfase na educação ambiental e herpetologia. Participa de projeto de pesquisa de educação em Biologia e ferramentas didáticas para uso em sala de aula. Pesquisador da fauna amazônica, com o projeto de biodiversidade da Amazônia, estudando os lagartos e serpentes da Amazônia rondoniense.
GEAN CARLA DA SILVA SGANDERLA
CRBio 044456/6-D
  • ID Lattes: 6739056486617246
    Professora do Departamento de Biologia, na Universidade Federal de Rondônia - UNIR. Doutorado em Educação, pela Universidade Estadual de Maringá. Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Rondônia - UNIR (2004), Especialização em Metodologia do Ensino Superior e Inovações curriculares pela Faculdade de Rondônia - FARO (2005), e Mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente pela Universidade Federal de Rondônia - UNIR (2008). Realizou trabalhos de consultoria na área de Desenvolvimento Regional nos aspectos ambientais (Levantamentos de fauna, levantamentos de produção de espécies nativas, etc). Atua no ensino superior desde 2008. Tem experiência na área de Ensino de ciências e Desenvolvimento Regional. Atuou como coordenadora Institucional do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) na Universidade Federal de Rondônia entre 2014 e 2017; Atuou como coordenadora do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UNIR entre os anos de 2016 e 2019. 
LUCIANO JORGE SEREJO DOS ANJOS
CRBio 090630/6-D
  • ID Lattes: 0244738999001686
    É bacharel em Ciências Biológicas (Universidade Federal do Pará-2008), mestre em Ecologia (Museu Paraense Emílio Goeldi-2010) e doutor em Ciências Ambientais (Universidade Federal do Pará-2017). Foi agraciado com o Prêmio CAPES de Tese (Área: Ciências Ambientais) no ano de 2018. Realizou estágio pós-doutoral no Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais da UFPA (2019-2020).
MARIA DAS GRAÇAS VALE BARBOSA GUERRA
CRBio 030418/6-D
  • ID Lattes: 2940481324985304
    Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Amazonas, mestrado e doutorado em Ciências Biológicas (área de concentração em Entomologia) pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia. É pesquisadora da Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), e professora da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Atuou como Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Medicina Tropical da UEA/FMT-HVD nos períodos entre maio de 2003 a julho de 2010 e março de 2014 a dezembro de 2016. Foi Pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação da UEA no período entre julho de 2010 a abril de 2013. Foi Coordenadora do Departamento de Pesquisa da FMT-HVD no período entre abril de 2013 a novembro de 2017. Atua na área de Zoologia, no estudo de reservatórios de Trypanosoma cruzi, Entomologia Médica, na eco-epidemiologia e dinâmica de de transmissão de malária, arboviroses, leishmaniose e doença de Chagas.

Área Meio Ambiente e Biodiversidade

FERNANDO DA SILVA CARVALHO FILHO
CRBio 052643/6-D
  • ID Lattes: 7987049452090800
    Pesquisador Adjunto do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG) com experiência na área da Zoologia, especialmente taxonomia e evolução de insetos, com foco nas espécies da ordem Diptera, principalmente Sarcophagidae. Também tem desenvolvido estudos sobre espécies de Syrphidae (principalmente Microdontinae), Drosophilidae (espécies parasitas), Asteiidae, Odiniidae, Aulacigastridae, Calliphoridae e insetos de outras ordens, tais como Mantodea e Heteroptera (Schizopteridae e Termitaphididae). Professor exclusivo do Programa de Pós-graduação em Biodiversidade e Evolução do MPEG e professor colaborador do Programa de Pós-graduação da UFPA e MPEG. Atualmente Editor Chefe do Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi-Ciências Naturais. Tem experiência com fotografia de vida selvagem.
HIPÓCRATES DE MENEZES CHALKIDIS
CRBio 030465/6-D
  • ID Lattes: 8663188738092982
    É Mestre em Biociências (com ênfase em Zoologia) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2004). Graduado em Ciências Biológicas pela Faculdades Integradas do Tapajós (atual Unama Centro Universitário), Santarém, Pará, Brasil (2000). Na UNAMA, é professor titular, gestor do Laboratório de Pesquisas Zoológicas, curador das coleções científicas, Supervisor Administrativo do ZooUNAMA. Foi coordenador dos cursos de graduação em Biomedicina e Ciências Biológicas. É professor substituto no curso de Medicina da Universidade do Estado do Pará (UEPA). Publicou artigos em periódicos especializados e trabalhos em anais de eventos. É Conselheiro no Conselho Municipal de Meio Ambiente de Santarém, Pará. Possui produção técnica em consultorias ambientais a empresas de energia, transportes fluviais da região e de serpentários. Participou de eventos no Brasil. Organizou e participou de eventos regionais. Orientou trabalhos de conclusão de curso nas áreas de Ecologia, Epidemiologia, Toxicologia e Zoologia. Participa atualmente de quatro projetos de pesquisa em parceria com o Instituto Butantan e UFOPA. Atua na área de Zoologia, com ênfase em Herpetologia. Desenvolve trabalhos em ecologia de comunidades de serpentes na região amazônica e com animais peçonhentos da região do Baixo Amazonas.
IZENI PIRES FARIAS
CRBio 073011/6-D
  • ID Lattes: 7673734418642222
    Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Amazonas (1987), mestrado em Biologia de Água Doce e Pesca Interior pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (1992), e doutorado em Ciências Biológicas (Genética Molecular) pela Universidade Federal do Pará (2000). Foi bolsista de pós-doutorado (CNPq 2015) na Brigham Young University. Criou a Coleção de Tecidos de Genética Animal CTGA/UFAM na qual foi curadora durante o período de 2004 a 2013. É Professora Titular da Universidade Federal do Amazonas. Coordena o Laboratório de Evolução e Genética Animal (LEGAL). Faz parte do corpo editorial da revista Acta Amazonica e Frontiers in Genetics. Faz parte do corpo docente permanente dos cursos de pós-graduação BIONORTE e Zoologia/UFAM, e de Genética Conservação e Biologia Evolutiva/INPA. Tem experiência na área de genética, com ênfase em genética animal, genética de populações, genética da conservação e ecologia molecular, focando principalmente em questões relacionadas aos vertebrados da Amazônia. Atualmente é Bolsista de Produtividade em Pesquisa 1D do CNPq. 
MARCELO LUCIAN FERRONATO
CRBio 052165/6-D
  • ID Lattes: 7843921080156608
    Biólogo, mestre em Ciências Ambientais, Doutor em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente pela Universidade Federal de Rondônia. Coordenador do Programa Floresta e Agricultura na Ação Ecológica Guaporé-Ecoporé. Vice-presidente do Conselho Regional de Biologia da 6ª Região e Colunista de Bioeconomia na rádio CBN Amazônia de Porto Velho. Pesquisador colaborador do Laboratório de Heurística de Sistemas Agroalimentares da Amazônia ? LaHorTA ? UNIR Rolim de Moura. Experiência com povos indígenas e comunidades tradicionais da Amazônia e agricultores familiares. Atuação nas áreas de desenvolvimento regional, planejamento, ordenamento e gestão territorial, educação ambiental, restauração de ecossistemas e agricultura de baixo carbono.
MAURO RENAN PEREIRA COSTA
CRBio 037242/6-D
  • ID Lattes: 1388901618326983
    Possui graduação em Ciências Biológicas pela UFPA (2002), Mestrado em Sustentabilidade de Ecossistemas pela UFMA (2004), Título de membro do quadro de Especialistas em Meio Ambiente conferido pelo CRBio/CFBio (2010) e MBA em Perícia, Auditoria e Gestão Ambiental (2011 - pendente monografia). Atuou como Pesquisador, Consultor e Instrutor pelo SEBRAE, UFPA e UFMA em projetos e diagnósticos ambientais em empreendimentos privados (2002 a 2004). De 2005 a 2009, atuou como Gestor Ambiental em diversas funções no setor privado (Empresa GRI - Grupo SUEZ;SOLVI), sendo Supervisor Técnico (QSMA), responsável por 41 filiais da empresa com cerca de 1.000 colaboradores e um faturamento mensal de R$ 5.200.000,00, e também Supervisor Regional Norte (Operacional e Comercial), desenvolvendo contratos de Gerenciamento de resíduos, Conservação de áreas verdes, Manobra de sistemas de abastecimento de água, tratamento de água e efluentes, controle ambiental de pragas e vetores, na Companhia Vale do Rio Doce (VALE), PETROBRAS e Águas do Amazonas e na Gerência de Qualidade e Meio Ambiente Coorporativa da empresa. De 2009 a 2011 atuou como Consultor em Biodiversidade, Resíduos Sólidos Industriais e Sustentabilidade da Petrobrás, atuando nas Gerências de SMS e Engenharia da Refinaria de Manaus - REMAN e Professor Assistente I da Universidade Nilton Lins em Manaus-AM nos cursos de Engenharia Ambiental e Biologia.. De 2011 a 2017 atuou como Gerente, Superintendente e Diretor Corporativo no Grupo empresarial SOLVI no setor de Gestão de Resíduos Sólidos Industriais e Domiciliares atendendo a clientes de diversas empresas privadas e municípios nas regiões Sul, Sudeste, Centro Oeste, Norte e Nordeste. Desde 2017 atuando como Empreendedor / Sócio Proprietário / Diretor Técnico da Innovare Consultoria Ambiental.

Área Saúde

FÁBIO MEDEIROS DA COSTA
CRBio 052376/6-D
  • ID Lattes: 5201381014578870
    Possui graduação em Ciências Biológicas, Bacharelado e Licenciatura, pela Universidade Estadual da Paraíba - UEPB. Especialização em Ensino de Ciências Biológicas, Especialização em Controle Biológico e Especialização em Biologia Ambiental pelo Conselho Regional de Biologia 6a região - CRBio 06. Possui Mestrado em Entomologia pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - INPA. É Doutorando em Entomologia pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - INPA.. Atuou como Professor-Colaborador de Biologia Geral, Biologia Educacional e Prática de Ensino de Biologia na Universidade Federal de Rondônia - UNIR. Atuou como professor de Entomologia e Ecologia nas Faculdades Integradas Aparício Carvalho - FIMCA e na Faculdade Interamericana de Rondônia - UNIRON. Atua como consultor técnico e pesquisador da Oikos Consultoria e Projetos. Tem experiência nas áreas de Educação (Ensino Superior, Ensino Médio e Fundamental), Saúde Pública, Meio Ambiente e Entomologia, com ênfase em Insetos Vetores, atuando principalmente nos seguintes temas: bioecologia de vetores, estratégias de controle pragas e vetores de malária, filarioses, leishmanioses, dengue e outras arboviroses, inseticidas químicos, biológicos e extrativos vegetais. Além disso executa programas ambientais, licenciamento ambiental para empresas e desenvolve programas de controle ambiental. 
LUANA MESQUITA DA SILVA
CRBio 044400/6-D
  • ID Lattes: 5049639230962365
    Bacharel e Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Roraima, Especialista em Meio Ambiente de Desenvolvimento Urbano pelo Centro Universitário Nilton Lins e Mestrado em Agronomia com foco em Microbiologia do Solo pela Universidade Federal de Roraima. Atualmente é bióloga da Fundação Nacional de Saúde, atuando na área de Saneamento com ênfase em qualidade da água para consumo humano. Tem experiência nas áreas de educação tendo atuado no ensino fundamental II, médio, superior, educação a distância, capacitação de responsáveis por sistema tratamento de água, bem como minimização de riscos a qualidade da água, além de atuação na área técnica de tratamento, coleta e análise de água para consumo humano e gerenciamento de resíduos. Com a crise migratório em Roraima, trabalhei frente ao Comitê Wash representando a Funasa, tanto com orientação técnica como com coleta e análise de amostras de água. 
LUCIVANA PRATA DE SOUZA MOURÃO
CRBio 119562/6-D
  • ID Lattes: 1135734404648095
    Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), mestrado em Genética e Evolução pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), doutorado em Biotecnologia, com tese em Genética Humana, pela Rede BIONORTE/AM. É especialista em Educação na Saúde pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Tem o título de Especialista em Genética conferido pelo Conselho Regional de Biologia-6a. Região. É Professora Adjunta de Genética Humana da Escola Superior de Ciências da Saúde, da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e de Genética Clínica do curso de Medicina do Instituto Metropolitano de Ensino - IME. É professora e pesquisadora do Programa de Pós Graduação em Ciências Aplicadas à Hematologia (UEA/HEMOAM). Atua em aconselhamento genético e análise de exames genéticos. Pertence ao Grupo de Trabalho para avaliação das áreas de atuação do Biólogo em Genética do Conselho Federal de Biologia. Tem experiência na área de Genética, atuando nos seguintes temas: Genética Humana e Clínica, Genética Hematológica, Aconselhamento Genético, Divulgação e popularização da Genética.
THAÍS FEIJÃO LIMA
CRBio 119190/6-D
  • ID Lattes: 3431103978920749
    É formada no curso de graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Oeste do Pará (2015-2018) e legalmente habilitada pelo Conselho Regional de Biologia 6ª Região. Foi bolsista pelo Centro Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico-CNPQ, desenvolvendo o TCC e projeto de iniciação científica. É pós-graduada na área da Ciências da Saúde respectivamente no curso de Análises Clínicas e Microbiologia pela Faculldade Única-Prominas (2021-2022). Possui experiência na vigilância e monitoramento da qualidade de água de consumo humano, emissão de laudos e pareceres técnicos, coleta e análise de água. Desde 2019 e até atualmente é Bióloga/Responsável Técnica no Laboratório de Água Municipal, vinculado a Coordenação da Vigilância em Saúde Ambiental da Prefeitura Municipal de Oriximiná-Pará. Auxilia como supervisora de estágios e co-orientadora de projetos desenvolvidos através da Unidade Concedente profissional.