Presidentes do Sistema CFBio/CRBios emocionam em mesa redonda surpresa na última noite da CONFEBio

Nesta sexta (4/09) aconteceu a quinta e última noite da CONFEBio, Primeira Conferência Nacional de Biologia, cujo tema foi: Os impactos da pandemia e o futuro da Biologia. Além das duas palestras previstas, houve também uma Mesa Redonda com todos o Presidentes do Sistema CFBio/CRBios. Anunciada poucas horas antes da abertura dos trabalhos da noite. A mesa redonda contou com a participação da Presidente do CFBio, Maria Eduarda Lacerda de Larrazábal da Silva e Presidentes: CRBio-01, Iracema Helena Schoenlein-Crusius; CRBio-02, Vicente Moreira Conti; CRBio-03, Clarice Luz; CRBio-04, Carlos Frederico Loiola; Vice-Presidente do CRBio-05, Gardene Maria de Sousa; Presidente: CRBIo-06, Yamile Benaion Alencar; Conselheira: do CRBio-07, Andréa Graciano dos Santos Figueiredo e do CRBio-08, Solange Alcântara Neves da Rocha.

Quem abriu a noite foi a Presidente do CFBio, Maria Eduarda Larrazábal, que emocionou os participantes ao agradecer efusivamente a dedicação de todos os Bíologos, Conselheiros e Presidentes que participaram da CONFEBio, tanto os que fizeram parte da organização, como os que  dedicaram seu tempo e conhecimento na apresentação das palestras, que segundo Maria Eduarda, foram de primorosas. A Presidente também destacou o sucesso da CONFEBio e se solidarizou com as vítimas da COVID-19.

Na sequência, os Presidentes dos Regionais foram convidados a falar, por ordem, iniciando pelo CRBio-01.

A Presidente Yamile Benaion, do CRBio-06, destacou a qualidade da CONFEBio, como consequência do empenho dos Palestrantes, que, segundo Yamile, tiveram o cuidado de produzir um contéudo extremamente relevante para todos, mas principalmente para os estudantes e Bíologos que estão ainda ingressando na profissão. A Presidente fez um agradecimento especial a palestrante Adriana Malheiros, que apresentou uma palestra altamente importante para o momento de pandemia que estamos vivemos, esclarecendo aspectos clínicos e imunológicos da COVID-19.

A primeira palestra técnica da noite foi O combate à COVID-19 e as perspectivas da profissão no pós-pandemia. Assunto abordado pelo Biólogo Robson Delai, responsável técnico pelo Centro de Medicina Tropical de Foz do Iguaçu (PR), unidade de Biologia Molecular da Fundação de Saúde Itaiguapy. Mediando a palestra, tivemos a Bióloga Andrea Graciano dos Santos Figueiredo, conselheira do CRBio-07.

Ensino sobre meio ambiente e biodiversidade em tempos de pandemia: como estamos formando os futuros biólogos? Foi o tema da segunda e última palestra que instigou: Como formar profissionais aptos a trabalhar e a lidar com o MeioAmbiente e a Biodiversidade, em especial após o surgimento da COVID-19? Quais os desafios atuais desses profissionais e de quem os forma? O que muda nesse processo de formação com a pandemia? Essas ponderações foram trazidas pelo Biólogo Professor Doutor Walter Cerqueira (CRBio 19.679/08-D), Doutor em Ciências Marinhas Tropicais pela UFCE, Mestre em Geologia pela UFBA e professor da Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS há mais de 20 anos, que foi mediado pela Bióloga Solange Alcântara Neves da Rocha, conselheira do CRBio08.

A CONFEBio foi um marco na história do Sistema CFBio/CRBios. Em todos ficou a sensação de que foi pouco, de tão gratificante e importante que foi. Por conta de seu sucesso, fica o Sistema com a responsabilidade e o compromisso de um breve retorno, no próximo ano ou em 2022, para a segunda edição. Se possível, presencial e sem pandemia, nem mortes de tantos brasileiros, aos quais nos solidarizamos.

Para saber mais sobre a 1ª Conferência Nacional de Biologia, acesse: https://cfbio.gov.br/dia-do-biologo ou https://www.crbio06.gov.br/index.php/comunicacao/agendas-eventos-reunioes/confebio