“Sempre trabalhamos com análises genômicas. Na área clínica, atuamos com diversas tecnologias relacionadas aos exames necessários para o diagnóstico de doenças ou condições, principalmente o sequenciamento de genes, painéis de genes e exomas. Há dois anos, atuamos também em informes genéticos direto ao consumidor para prevenção de doenças, farmacogenética, nutrigenética, fitness, entre outras finalidades.
Com a chegada da COVID-19, iniciamos o diagnóstico da doença utilizando as recomendações da OMS, ANVISA e CDC. Nosso diagnóstico da COVID-19 utiliza o PCR em tempo real. Para engajamento no combate à doença, criamos uma equipe específica que já realizou mais de 10.000 diagnósticos da COVID-19.
Além disso, já implantamos inovações ao diagnóstico do Sars-CoV-2, que permitem exames mais rápidos, eficientes e baratos.
Atualmente, realizamos os testes diagnósticos em várias cidades, para Prefeituras, Associações, empresas pequenas e grandes e particulares. Nesse contexto, os Biólogos têm atuado na rotina dos exames, bem como na pesquisa e no desenvolvimento e nas vendas de insumos e equipamentos.
Acredito que a Pandemia da COVID-19 não terá impactos significativos sobre a nossa profissão, especificamente. Entretanto, este período de crise com o Sars-CoV-2 foi importante para consolidarmos a nossa fundamental importância na linha de frente.
A formação acadêmica do Biólogo é bastante ampla e nos fornece as bases para atuação em várias áreas importantes do ecossistema na área da saúde”.
Relato do Biólogo Euclides Matheucci Jr. (CRBio 10.974/01), cofundador e Diretor Científico da empresa DNA Consult Genética e Biotecnologia Ltda.