Notícias

CFBio pré-seleciona cursos para edição de 2019 do Selo CFBio de Qualidade

O Conselho Federal de Biologia - CFBio deu a largada para a edição de 2019 do Selo CFBio de Qualidade de Cursos de Ciências Biológicas. A Comissão CFBio de Cursos, responsável por realizar o processo de avaliação, selecionou 149 cursos de Graduação em Ciências Biológicas de Instituições de Ensino Superior (IES) de todo o Brasil.


O Selo foi criado por meio da Resolução CFBio Nº 352/2014 com o intuito de despertar o interesse para a melhoria da qualidade dos Cursos de Ciências Biológicas no País, de forma que seus egressos estejam qualificados para atuar seguindo os princípios éticos e de excelência profissional. Concedido a cada dois anos, o Selo tem como indicadores de avaliação os Projetos Pedagógicos dos Cursos atualizados, os Instrumentos de Avaliação do Ministério da Educação (MEC) e a Atuação Profissional dos egressos, conforme critérios estabelecidos pelo Sistema CFBio/CRBios.

Nessa primeira fase, foram pré-selecionados cursos reconhecidos pelo MEC ou pelo Conselho Estadual de Educação (CEE) que obtiveram nota superior a 4 na última avaliação do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE). “A próxima etapa consiste em comunicar os Coordenadores, assim como Reitores e Diretores das IES, que seus cursos estão habilitados para participar desta prestigiosa láurea”, explicou a coordenadora da Comissão CFBio de Cursos, Sandra Farto Botelho Trufem.

De acordo com ela, as Instituições de Ensino Superior receberão até meados de maio de 2019 uma correspondência do CFBio comunicando que o curso está habilitado e formalizando o convite para participar do certame em 2019. “Sugerimos, inclusive, que os Coordenadores de curso já se adiantem e se preparem na organização dos dados necessários”, orientou a coordenadora. Para se inscrever, o Coordenador do Curso deverá enviar ao CFBio, até o dia 20 de junho, a seguinte documentação:

  • Ofício de encaminhamento de toda a documentação, dirigido ao Presidente do CFBio;
  • Projeto Pedagógico de Curso, atualizado, contemplando os itens elencados de “a” a “n” da Portaria CFBio nº 211/2016;
  • Relatório oficial institucional sobre a atuação profissional dos egressos, de acordo com o inciso III do art. 9º da Portaria CFBio nº 211/2016.

Com a finalidade de agilizar os trabalhos da Comissão Avaliadora de Cursos, porém de modo opcional, recomenda-se também que sejam encaminhadas:

  • Listagem nominal de todos os docentes diretamente ligados ao curso, com o curso de graduação, títulos de pós-graduação, e carga horária na IES;
  • Listagem nominal dos docentes Biólogos com registro ativo/regular no respectivo CRBio;
  • Lista dos egressos com registro provisório ou definitivo no CRBio, nos anos de competência 2017 e 2018.

Os documentos serão avaliados pela Comissão, e os Cursos que tenham se distinguido na busca de excelência serão premiados com o Selo CFBio de Qualidade. “Essa excelência pode ser avaliada quando se constata que o escopo do curso atende integralmente aos preceitos do MEC quanto ao seu reconhecimento, assim como acata as Resoluções do CFBio quanto à sua carga horária, estruturação e oferta de disciplinas, perfis dos egressos e do corpo docente, além de outros itens também relevantes”, esclareceu Sandra Trufem. "Aguardamos a participação dos 149 cursos de Ciências Biológicas habilitados", reforçou.

O resultado do certame será divulgado em agosto, no site do Conselho Federal de Biologia, e a sessão de premiação acontecerá em Brasília, em 13 de setembro de 2019, durante o Fórum Nacional do Sistema CFBio/CRBios e Coordenadores de Cursos de Ciências Biológicas. “Nesse já relevante Fórum, serão apresentados e debatidos vários aspectos de interesse dos Biólogos. Também será feita a devolutiva, aos presentes, de todo o processo de avaliação de cursos na edição de 2019 do Selo”, concluiu a coordenadora.

Em 2017, 18 Cursos receberam o Selo CFBio de Qualidade, sendo oito de Bacharelado e dez de Licenciatura. Já na primeira edição, em 2015, onze Cursos de Ciências Biológicas ganharam a honraria. Os Cursos agraciados receberam certificado e troféu em solenidade realizada pelo CFBio, em Brasília.


Fonte: CFBio



Publicado em 16/04/2019