Notícias

IBAMA 31 ANOS

Criado em 22 de fevereiro de 1989, o IBAMA - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, foi formado pela fusão de quatro entidades brasileiras que atuavam na área ambiental: Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), Superintendência da Borracha (SUDHEVEA), Superintendência da Pesca (SUDEPE) e Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Florestal (IBDF).

E uma autarquia federal vinculada ao Ministério do Meio Ambiente (MMA) e responsável pela execução da Política Nacional do Meio Ambiente (PNMA). Desenvolve diversas atividades para a preservação e conservação do patrimônio natural, exercendo o controle e a fiscalização sobre o uso dos recursos naturais. Também cabe a ele conceder as licenças ambientais.

Nesta data vale lembrar que é da responsabilidade do Biólogo a análise ambiental, a elaboração de relatórios sobre danos ambientais, atuando durante as fiscalizações do IBAMA, coordenando inspeções ambientais, participando do monitoramento de amostras de água e solo, avaliando o impacto de áreas degradadas, desenvolvendo relatórios técnicos ambientais, concedendo e renovando licenças ambientais e muitas outras funções, muitas vezes dissociadas das atribuições do Biólogo, por ocasionais gestores de formação e foco puramente administrativos. Neste sentido ainda temos muito que caminhar dentro das instituições públicas e privadas. Fica então, nesta data especial para o IBAMA, esse ponto de reflexão: Que os Biólogos tenham suas atribuições reconhecidas e devidamente respeitadas, como deve ser para todas as profissões. Parabéns pelos 31 anos dessa importante instituição para o Brasil e para o meio ambiente do nosso planeta. Nosso reconhecimento a todos os gestores e colaboradores que fazem o IBAMA com seriedade e profissionalismo.

#CRBio06 #CFBio #SistemaCFBioCRBios #Biologia #Biologos #Acre #Amapa #Amazonas #Para #Rondonia #Roraima #Amazonia #RegiaoNorte #Sustentabilidade #MeioAmbiente #15anosCRBio06 #IBAMA