Notícias

Prêmio Nacional da Biodiversidade reabre inscrições

Logo CRBio-06
PRÊMIO NACIONAL DA BIODIVERSIDADE REABRE INSCRIÇÕES

As inscrições da 2ª Edição do Pêmio Nacional da Biodiversidade serão reabertas em 31/10/2016 no site pnb.mma.gov.br e seguem até o dia 22/11/2016. Confira o edital de prorrogação!
Elegibilidade

São elegí­veis iniciativas que comprovem a melhoria do estado de conservação da biodiversidade brasileira, como: a manutenção ou a mudança para uma categoria de menor risco de extinção da espécie conforme critérios estabelecidos pelo MMA no âmbito do Programa Pró-Espécies, instituí­do pela Portaria MMA nº 43, de 31 de janeiro de 2014, ou evidências claras que comprovem o alcance de ao menos um dos seguintes critérios:

I - Redução do declí­nio ou aumento do tamanho da população;
II - Redução da fragmentação ou aumento da conectividade entre as subpopulações;
III - Ampliação da área de distribuição da espécie, mesmo que seja por identificação de novas áreas; ou
IV - Redução das ameaças às populações das espécies.

Na categoria "Imprensa" são elegí­veis matérias/reportagens veiculadas no perí­odo de 24 meses da publicação do edital que divulgaram, influenciaram ou impulsionaram a realização de ações em prol da melhoria do estado de conservação da biodiversidade brasileira.

A segunda edição do Pêmio Nacional da Biodiversidade contemplará as seguintes categorias:

I - Sociedade Civil: destina-se a associações não-governamentais, sem fins lucrativos, como OSCIP, OS, Fundação, entre outros;
II - Empresas: destina-se a empresas privadas, públicas, bem como sociedades de economia mista;
III - Iniciativas Comunitárias: destina-se a povos e comunidades tradicionais e organizações sociais, tais como associações, agremiações, cooperativas, entre outros;
IV - Academia: destina-se a pesquisadores e instituições de pesquisa voltados à produção científica e tecnológica;
V - Órgãos públicos: destina-se a órgãos e entidades da Administração Pública direta e indireta;
VI - Imprensa: destina-se a jornalistas e veículos de comunicação (jornais, revistas, rádios, TV e sítios jornalí­sticos), independentemente da forma como se apresentem (artigos, reportagens, série de reportagens, fotos, vídeos, criações gráficas);
VII - Ministério do Meio Ambiente: destina-se ao Ministério do Meio Ambiente e suas vinculadas;

Avaliação

A avaliação de mérito das candidaturas será realizada por uma comissão composta por pessoas de ilibada reputação e notório saber em temas relacionados a área de conservação da biodiversidade e por um representante da Secretaria de Biodiversidade e Florestas, que a presidirá, sem direito a voto. Serão selecionadas trés candidaturas finalistas em cada uma das categorias e a indicação de um vencedor dentre os três finalistas de cada categoria.
Serão avaliados em cada candidatura os seguintes critérios: efetividade quanto ao estado de conservação da espécie, impactos ambiental e social e inovação. Para a categoria Imprensa será também avaliado o alcance da matéria/reportagem.
As iniciativas finalistas também concorrerão ao pêmio especial "Júri Popular", cuja vencedora será eleita por meio de processo de votação eletrônica no sítio eletrônico do MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE.

Cerimônia de Premiação

A solenidade de premiação ocorrerá no dia 22 de maio de 2017, em evento comemorativo ao Dia Internacional da Biodiversidade, na cidade de Brasília - DF. Na solenidade de premiação serão anunciadas todas as iniciativas finalistas e as vencedoras de cada categoria e do pêmio especial "Júri Popular", as quais serão agraciadas com troféu e certificado do PRÊMIO NACIONAL DA BIODIVERSIDADE.
Com informações do Ministério do Meio Ambiente - MMA.

Confira o edital