Notícias

HOMENAGEM AO DIA DO BIÓLOGO 2019 E COMEMORAÇÃO AOS 40 ANOS DE REGULAMENTAÇÃO DA PROFISSÃO

O Conselho Regional de Biologia – 6ª Região (CRBio-06) representado pela Presidente Alcione Ribeiro de Azevedo, Vice-Presidente Yamile Benaion Alencar e pela Conselheira Semirian Campos Amoedo, participou nessa terça-feira (3/9) da Sessão Solene em homenagem aos 40 anos de profissão regulamentada no dia 3 de setembro, no Plenário Ulysses Guimarães, Câmara dos Deputados em Brasília/DF, onde recebeu troféu alusivo a data comemorativa.


A Presidente do CRBio-06, Alcione Azevedo, em sua fala sobre o evento ocorrido em Brasília em comemoração aos 40 anos da legalização da profissão de Biólogo reforça a responsabilidade dos profissionais na defesa do meio ambiente e do planeta Terra em que vivemos. “Que juntos ao Conselho busquemos melhorias e a valorização cada vez mais da profissão e ressalto que o Sistema CFBio/CRBios continua na luta no Congresso Nacional para a aprovação do piso salarial dos Biólogos”, salientou.

Assista à Sessão Solene em Homenagem aos Biólogos na Câmara dos Deputados: https://bit.ly/2lBT4Og

Em Manaus, o CRBio-06 esteve presente no 1º Workshop dos Biólogos de Estado do Amazonas realizado no auditório Zany dos Reis da Câmara Municipal de Manaus (CMM), em evento alusivo ao Dia do Biólogo e à comemoração dos 40 anos de regulamentação da profissão que reuniu estudantes e profissionais de Biologia para debater temas referentes à atuação do Biólogo no mercado de trabalho.


Nesse dia de comemoração, representado pelo Conselheiro José Felipe Pinheiro e pela Fiscal Bióloga Luciana Lúcia o CRBio-06 reuniu com estudantes e profissionais da Biologia juntamente com o vereador Fransuá Matos no encontro voltado para a valorização da profissão a qual foi criada e regulamentada pelo Conselho Federal e Regionais e efetivou-se com a sanção da Lei nº 6.684, em 3 de setembro de 1979, alterada pela Lei nº 7 7.017, de 30 de agosto de 1982 e regulamentada pelo Decreto nº 88.438, de 28 de junho de 1983.


A comemoração ao alusivo dia revela os anos de lutas e realizações as quais tem se refletido na consolidação da categoria e no reconhecimento perante a sociedade. Na oportunidade, a Fiscal Bióloga, Luciana Lúcia, deliberou em palestra sobre as principais atribuições do Conselho de Biologia, como obter registro profissional, TRT e ART, atividades desenvolvidas pelo setor de fiscalização, e convidou o público a fortalecer a união da classe. “Como fiscal e servidora do CRBio gostaria de convidar vocês a conhecer o Conselho e a seus direitos e deveres junto a nossa instituição, isso é importante para o fortalecimento da nossa profissão”, destacou.

Em seguida, nas palestras foram abordadas temáticas sobre as áreas de atuação: Biólogo na Biotecnologia e Produção com Elisa Wandelli, Biólogo na Educação com Edinbergh Caldas, Biólogo no Meio Ambiente e Biodiversidade com Vanderson Sampaio, Biólogo na Saúde com Márcio Bentes e Biólogos no Empreendedorismo com Andréa Moura. Ao final das palestras foram distribuídos brindes como livros, canecas e agendas aos participantes.


Pela parte da tarde, foi realizada sessão solene de homenagem aos Biólogos no Plenário Adriano Jorge (CMM) em suas respectivas áreas de atuação Biotecnologia e Produção, Educação, Meio Ambiente e Biodiversidade, e Saúde. Durante a solenidade, a CMM concedeu certificados de honra ao mérito aos 40 profissionais de Biologia e Medalha de Ouro Gilberto Mestrinho à Bióloga Nádia Verçosa de Medeiros Raposo, atendendo a propositura do vereador Fransuá.

Assista à Sessão Solene em Homenagem aos Biólogos na Câmara Municipal de Manaus: https://bit.ly/2krMuth

Fotos: Robervaldo Rocha e Aguilar Abecassis/CMM

Dia do Biólogo 2019 nos Estados de Jurisdição

Pará – Aconteceu nesse dia (3/9) evento em comemoração ao Dia do Biólogo, no Instituto de Ciências Biológicas – UFPA, com um dia de palestras abordando assuntos “Cantos e encantos das aves amazônicas em tempos de fogo”, “Tráfico de fauna e os crimes ambientais no Pará”, “Biologia na gestão e empreendedorismo” e “Mamíferos Amazônicos: pesquisa, conservação e ameaças”.

A Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)/Campus de Capanema/PA, organizou na noite do dia 3, evento alusivo ao Dia do Biólogo para discutir em mesa-redonda com alguns profissionais Biólogos sobre as áreas de atuação, mercado de trabalho, perspectivas da profissão e o cenário amazônico.

E ainda, a Universidade da Amazônia (UNAMA), realizou (3/9) mesa-redonda sobre “O Papel do Biólogo na Amazônia” e mesa-redonda com a temática “Atuação do Biólogo e o porquê é considerada uma profissão do futuro”.

Acre – A Conselheira Suplente Solange Chalub proferiu palestra na Escola Estadual Raimundo Gomes de Oliveira, em Rio Branco/AC, para alunos do sexto ao nono ano do Ensino Fundamental como tema “SOS Amazônia – Queimadas”.


Fotos: arquivo pessoal

Assista ao vídeo em Homenagem aos Biólogos produzido pelo Sistema CFBio/CRBios: https://bit.ly/2lyCcYu



Publicado em 04/09/2019

Dia do Biólogo 2019

Página 1 de 3 (48 itens)