Notícias

CRBio-06 PARTICIPA DO 1º ENCONTRO LIXO ZERO REALIZADO EM MANAUS

O Conselho Regional de Biologia da 6ª Região (CRBio-06) esteve na última quinta-feira (30/05) no auditório do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE/AM) para o 1º Encontro Municipal Lixo Zero – Melhores Práticas/Manaus, o evento teve como objetivo discutir sobre o descarte correto de resíduos sólidos na cidade de Manaus.

Como representante do CRBio-06 a Conselheira Solange Damasceno participou do encontro e observou que na cidade há diversas iniciativas relevantes para o descarte mais apropriado de resíduos sólidos. “Em Manaus o descarte desproporcionado do lixo, especialmente em lixeiras viciadas como nos igarapés, assunto que foi tratado amplamente no Encontro por várias instituições, vejo que iniciativas não faltam, mas falta um programa de sensibilização no que diz respeito ao tratamento do lixo do cidadão e, portanto, essa divulgação deve ser em massa, constituída possivelmente pelas instituições públicas, mais que isso, por exemplo, houve em Manaus a mudança de comportamento da sociedade com relação às faixas de pedestre e ao cinto de segurança, ao uso de capacetes, e várias ouras iniciativas que tiveram de publicitação em defesa de uma causa”, pontuou Solange.


A Conselheira também destacou notáveis mudanças na conduta da sociedade com relação aos cuidados com o Meio Ambiente. “Manaus já mudou muito de comportamento, você passa pelas ruas principais e já não vê os amontoados de resíduos descartados em determinados locais, mas ainda falta a sensibilização das pessoas para o descarte correto dos resíduos, e isso precisa ser desenvolvido em campanha de massa”.


De acordo com Solange, são muitas iniciativas positivas que estão dando certo e estão mobilizando as pessoas para o bem comum. A Conselheira informou que o TCE/AM está se colocando a disposição para acampar essa ideia junto com a Câmara Municipal de Manaus, à Secretaria de Limpeza Pública, e demais instituições parcerias. Momento oportuno também ao CRBio-06, que buscará formas de apoiar a ideia e promover na instituição a disseminação da ideia do Lixo Zero, pois é de extrema importância e necessário para a sustentabilidade do planeta.



Publicado em 03/06/2019