Notícias

CONSELHEIRA DO CRBio-06 REALIZA VISITA NO LAGO DO CALADO, MUNICÍPIO DE MANACAPURU NO AMAZONAS

A Conselheira do CRBio-06 e Presidente do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Tarumã-Açu (CBHTA), Solange Damasceno, esteve no lago do Calado no último domingo (04/08), município de Manacapuru localizado há 80 quilômetros de Manaus, para conversar com lideranças comunitárias.

Na oportunidade, Solange apontou significativas adversidades na região. "Nesse primeiro momento identificamos graves problemas como impactos de resíduos sólidos nos igarapés do lago, pesca predatória com equipamentos proibidos como arrastão, graves impactos nas cabeceiras e até interdição no fluxo de águas do 'furo do Calado' para o Rio Miriti, local vital para a troca genética da ictiofauna", informou.


Após de conhecer "in loco" os problemas, a Presidente do CBHTA irá agendar nova reunião com todas as lideranças das comunidades do lago para mostrar o diagnóstico feito hoje. "Nossa missão é oferecer toda a experiência que temos em gestão dos recursos hídricos e contribuir na criação deste Comitê de Bacia, que tem como fundamento legal o gerenciamento e fiscalização eficientes na utilização dos recursos hídricos."


Por fim, o presidente da comunidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Valdir Mendonça, convidou as lideranças a fim de criar um Comitê de Bacia de atuação no local, Solange salientou a importância da representatividade. "Os Comitês são fundamentais neste processo. Quando as reivindicações vêm da base (comunitários), os resultados positivos surgem rapidamente e todos saem ganhando, principalmente a sustentabilidade ambiental" concluiu a presidente do CBHTA.

Com informações: CBHTA


Publicado em 06/08/2019