Notícias

COMISSÃO DE APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL DO CRBio-06 DESTACA AS PRINCIPAIS ÁREAS DE ATUAÇÃO NO 1º WORKSHOP DOS BIÓLOGOS PROMOVIDO PELA CÂMARA MUNICIPAL DE MANAUS

No 1º Workshop dos Biólogos do Estado do Amazonas promovido pela Câmara Municipal de Manaus (CMM) realizado no Auditório Zany dos Reis, o Conselho Regional de Biologia (CRBio-06), por meio da Comissão de Formação e Aperfeiçoamento Profissional (CFAP), concedeu palestras em comemoração ao Dia do Biólogo sobre a Profissão Biólogo – 40 Anos de Regulamentação, na manhã da última terça-feira (3/9).

Mediante proposta do Vereador Professor Fransuá Matos, Presidente da Comissão de Meio Ambiente, o evento teve início às 10h com breve introdução do cerimonial sobre a data comemorativa e importância do Profissional de Biologia para a sociedade. Foram convidados a compor a mesa de abertura do Workshop o Vereador Fransuá, o Conselheiro Tesoureiro José Felipe, a Fiscal Bióloga do CRBio-06 Luciana Lúcia, os Biólogos Edinbergh Caldas, Andréa Moura, Elisa Wandelli e Márcio Bentes.


Com o público aproximado de 90 participantes entre Biólogos e estudantes dos cursos de Ciências Biológicas, a Fiscal Bióloga Luciana deu início a palestra sobre o Conselho de Biologia, exemplificando e demonstrando sobre as principais tarefas e ações realizadas pela fiscalização do CRBio-06. “Esse encontro é uma grande oportunidade para aproximar os profissionais Biólogos e estudantes de Ciências Biológicas, oportunidade de conhecer o trabalho feito pelo Conselho mais de perto”, citou.


Em seguida, a Bióloga Elisa Wandelli proferiu palestra sobre a área de atuação em Biotecnologia e Produção e compartilhou um pouco sobre sua experiência profissional. Logo após, o Professor Edingbergh Caldas discursou sobre o Biólogo na área de Educação, e destacou a relevância da atuação. “A formação, a educação do profissional Biólogo é muito importante. Precisamos de gente para trabalhar, precisamos de pessoas competentes no mercado de trabalho, temos muitas áreas de atuação. Se há dúvidas, procure o Conselho, informe-se”, salientou Edinbergh.



Dando continuidade a palestra, o Biólogo Vanderson Sampaio explanou sobre as diversas áreas de atuação do biólogo na Saúde; seguido do Biólogo Márcio Bentes que discursou sobre Biodiversidade e Meio Ambiente e; ao final, a Bióloga Andréa Moura destacou o biólogo na área do Empreendedorismo com curto relato sobre sua jornada profissional. “A biologia é conhecida por não ter oportunidade de carreira, quando na verdade precisamos buscar capacitação, conhecimento. Ora, temos uma profissão que possui 87 áreas de atuação, é possível qualquer um ter capacidade para atuar. Se tive sucesso no empreendedorismo, é porque lutei pelos meus objetivos”, enfatizou Andréa.




Como represente do CRBio-06, o Conselheiro José Felipe Pinheiro agradeceu pela oportunidade e incentivo ao evento. "Primeiro agradecer ao Vereador Professor Fransuá que foi o autor da propositura e aos demais vereadores que endossaram o evento, aos colegas Biólogos e demais pessoas que prestigiaram. O workshop foi um momento importante por permitiu agregar profissionais e estudantes para discussão de temas que são diretamente relacionados com a atuação do profissional Biólogo. Durante essas quatro décadas de atuação, o Biólogo tem encontrado um mercado competitivo devido as suas áreas de atuação possuir um sombreamento com outras profissões, mas sabemos que o Biólogo com sua especificidade tem se destacado por buscar cada vez mais uma qualificação em suas diversas áreas de atuação", ressaltou o Conselheiro.

Após o encerramento das palestras foram distribuídos brindes como livros, canecas e agendas aos participantes.

Fotos: Câmara Municipal de Manaus e CRBio-06


Publicado em 05/09/2019

1º Workshop dos Biólogos do Amazonas - Dia do Biólogo 2019

Página 1 de 2 (26 itens)