Notícias

CÂMARA MUNICIPAL DE MANAUS VAI CONCEDER HOMENAGEM AOS BIÓLOGOS REGISTRADOS NO CRBio-06

Conselho Regional de Biologia da 6ª Região esteve em reunião na manhã desta quarta-feira (24) na Câmara Municipal de Manaus (CMM), e teve como objetivo estabelecer estratégias para prestar homenagens a biólogos registrados da jurisdição que desempenham relevantes atividades em suas áreas de atuação: Meio Ambiente e Biodiversidade, Saúde, Biotecnologia e Produção.

Participaram da reunião a convite do Vereador Fransuá Matos os Conselheiros Jacqueline Batista, José Felipe Pinheiro e Solange Damasceno, e os biólogos Andréa Moura e Daniel Santos. Entre os assuntos abordados estavam os “40 anos de regulamentação da profissão – Biólogo” que será comemorado este ano e a participação ativa dos biólogos em ações ambientais.


A Presidente Alcione Azevedo, em nome do CRBio-06, agradece pela oportunidade de estreitamento de laços e o espaço cedido para maior visibilidade do profissional nas mais diversas áreas de atuação da região.

40 Anos de Regulamentação da Profissão

A regulamentação da profissão de Biólogo e a criação do Conselho Federal de Biologia (CFBio) e dos Conselhos Regionais de Biologia (CRBios) efetivou-se com a sanção da Lei nº 6.684, em 3 de setembro de 1979, alterada pela Lei nº 7.017, de 30 de agosto de 1982, e regulamentada pelo Decreto nº 88.438, de 28 de junho de 1983.

Alguns dos marcos para a profissão estão: a criação do Sistema CFBio/CRBios e da bandeira do CFBio, a instituição do Dia Nacional do Biólogo e a regulamentação das Áreas de Atuação e dos requisitos mínimos para o Biólogo atuar em diversas atividades em Meio Ambiente e Biodiversidade, Saúde, e Biotecnologia e Produção. Além disso, em 2014, foram criados o Selo CFBio de Qualidade de Cursos de Ciências Biológicas e o Título de Biólogo Honorário e, em 2016, foi instituído o Cadastro Nacional de Biólogos, um banco de dados que contém informações sobre os profissionais registrados nos CRBios em todo o território nacional.

No dia 03 de setembro de 2019 serão 40 anos de regulamentação da profissão e, portanto, são anos de lutas e realizações, que refletem no fortalecimento da profissão e no aumento de seu reconhecimento perante a sociedade.



Publicado em 25/04/2019