Notícias

NOTA DO CRBIO-06 SOBRE OS INCIDENTES AMBIENTAIS NOS ESTADOS DE RONDÔNIA E AMAZONAS.

Em nota o Conselho Regional de Biologia da 6ª Região (CRBio-06) lamenta pelos acontecimentos da última semana ocorridos em Rondônia com o rompimento de barragens nos municípios de Ariquemes e Machadinho D'Oeste, e no Amazonas onde houve vazamento de emulsão asfáltica no Rio Negro, ambos Estados de nossa jurisdição.

De acordo com portais de notícias, o rompimento das barragens em Rondônia aconteceu devido a forte chuva na sexta-feira (29). Algumas famílias ficaram isoladas após a queda de pontes na região; no Amazonas milhares de litros de substância tóxica foram despejados no Rio Negro após uma tentativa de roubo no último domingo (31). Até o momento não foram mensurados os danos que esses acontecimentos causaram ao ambiente.

E ainda, além das pessoas afetadas, a biodiversidade dos rios não exterminada pelos incidentes sofre prejuízos irreparáveis. Vale ressaltar que biólogos de instituições de ensino e profissionais são responsáveis por pesquisas que auxiliam no processo de descontaminação de áreas ambientais impactadas por óleos e petróleo como alternativas de diminuir os danos causados.

O CRBio-06 se solidariza com as comunidades afetadas pelos incidentes, e deixa o alerta à população e entidades responsáveis quanto a necessidade do debate e trabalho em conjunto para evitar que episódios como esses voltem a acontecer.



Publicado em 05/04/2019