Notícias

Inscrições do prêmio "Para Mulheres na Ciência" vão até 30 de abril

Estão abertas as inscrições do prêmio “Para Mulheres na Ciência” 2019, realizado pelo Programa L’Oréal-UNESCO-ABC com o objetivo de promover e encorajar mulheres brasileiras na Ciência, identificando e premiando jovens cientistas talentosas. O prazo para inscrições vai até 30 de abril de 2019.

O Programa homenageia anualmente sete mulheres, que são contempladas com uma bolsa-auxílio para ser investida em sua pesquisa. O prêmio já reconheceu 89 cientistas promissoras, que receberam impulso extra para dar prosseguimento em seus estudos e incrementar o desenvolvimento da ciência no Brasil.

O valor de cada bolsa-auxílio é de R$ 50 mil reais, sendo atribuída nas áreas de Ciências Físicas (uma bolsa); Ciências da Vida (Biomédicas, Biológicas e da Saúde; quatro bolsas); Ciências Matemáticas (uma bolsa); e Ciências Químicas (uma bolsa). As bolsas-auxílio são concedidas pela L'Oréal Brasil, em parceria com a UNESCO do Brasil e a Academia Brasileira de Ciências (ABC)

As pesquisadoras selecionadas devem ter desenvolvido pesquisa no Brasil nos últimos quatro anos. Em caso de visita prolongada a instituição estrangeira, nesse período, a pesquisadora deve ter mantido vínculo científico com instituição brasileira. A candidata deverá ainda ter concluído o doutorado a partir de janeiro de 2012.

A seleção das sete candidatas vencedoras será feita por um júri composto por 14 pesquisadores, membros da ABC, um representante da L'Oréal Brasil e um representante da UNESCO no Brasil. O júri estabelecerá critérios de escolha envolvendo a qualidade e impacto do projeto e do trabalho anteriormente desenvolvido pela candidata. Poderão também ser ponderadas outras características, como a independência e potencialidade da candidata frente ao sucesso do projeto.

Inscrições e outras informações podem ser obtidas no site: https://www.paramulheresnaciencia.com.br/

Cronograma Provisório
* Abertura das inscrições: 08 de março de 2019.
* Encerramento das inscrições: 30 de abril de 2019.
* Seleção pelo Júri: julho de 2019 (a ser confirmado).
* Anúncio das vencedoras: agosto de 2019 (a ser confirmado).
* Cerimônia: outubro de 2019.


Fonte CFBio



Publicado em 12/04/2019