Dia Nacional das Reservas Particulares do Patriomônio Natural - RPPN

31 DE JANEIRO

A Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) é uma unidade de conservação (UC) de domínio privado, gravada com perpetuidade na matrícula do imóvel, com o objetivo de conservar a diversidade biológica. A criação desta UC não afeta a titularidade do imóvel. Tem como características contribuir para a ampliação das áreas protegidas, estimular positivos para a conservação ambiental, possibilitam a participação da iniciativa privada no esforço nacional de conservação do meio ambiente e contribuem para a proteção da biodiversidade dos biomas brasileiros, possibilidade de cooperação com entidades privadas e públicas na proteção, gestão e manejo da Unidade.
Na RPPN são permitidas atividades de pesquisas científicas e visitação com objetivos turísticos, recreativos e educacionais, conforme previsto no seu plano de manejo.
Fonte: https://www.gov.br/icmbio/pt-br/servicos/servicos-do-icmbio-no-gov.br/crie-sua-rppn/perguntas-e-respostas-sobre-rppn#:~:text=O%20que%20%C3%A9%20uma%20Reserva,de%20conservar%20a%20diversidade%20biol%C3%B3gica