DIA MUNDIAL PARA A REDUÇÃO DO RISCO DE DESASTRES NATURAIS

12 DE OUTUBRO

Criado em 1989 pela Assembleia das Nações Unidas, o Dia Internacional para a Redução do Risco de Desastres surgiu para sensibilizar governos, organizações e cidadãos do mundo todo sobre a necessidade de se prevenir riscos de desastres naturais, ao contrário da cultura de apenas responder a uma catástrofe.

Desastre Natural é a ocorrência de um fenômeno natural que modifica a superfície terrestre e atinge áreas habitadas, trazendo prejuízos econômicos, humanos e a degradação ambiental de grande extensão. São eventos como erosões, desabamentos, alagamentos e inundações – sempre com causa natural, e não devido diretamente à ação humana. O Centro de Pesquisa em Epidemiologia de Desastres – CRED, a principal agência do mundo de estudo da saúde pública durante emergências em massa, classifica os desastres naturais de acordo com suas causas naturais: eles podem ser geológicos, hidrológicos, meteorológicos, climatológicos, biológicos e até extraterrestres (como os causados por meteoros).

Fonte: https://www.infraestruturameioambiente.sp.gov.br/educacaoambiental/13-de-outubro-dia-internacional-para-a-reducao-do-risco-de-desastres/#:~:text=13%20de%20outubro%20%E2%80%93%20Dia%20Internacional%20para%20a%20Redu%C3%A7%C3%A3o%20do%20Risco%20de%20Desastres