Notícias

11 de fevereiro - DIA INTERNACIONAL DE MULHERES E MENINAS NA CIÊNCIA

Em dezembro de 2015, o dia 11 de fevereiro foi estabelecido, pela Organização das Nações Unidas (ONU), como o Dia Internacional das Meninas e Mulheres na Ciência. A data tem como finalidade celebrar os feitos de mulheres nessa área e encorajar as gerações mais novas a buscarem a carreira científica.

Nos próximos 15 anos, a pesquisa científica vai desempenhar um papel fundamental no monitoramento de tendências relevantes em áreas como segurança alimentar, saúde, água e saneamento, energia, gerenciamento de ecossistemas oceânicos e terrestres e mudança climática. Em seu portal na internet, a UNESCO defende que as mulheres vão desempenhar um papel essencial na implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, ao ajudar a identificar problemas globais e encontrar soluções.

Apesar dos ganhos notáveis que as mulheres conquistaram na educação e na força de trabalho nas últimas décadas, o progresso foi desigual. De acordo com O Instituto de Estatísticas da UNESCO (UIS), apenas 28% dos pesquisadores do mundo são mulheres. As mulheres continuam sub-representadas nos campos da ciência, tecnologia, engenharia e matemáticas (STEM), tanto no âmbito da graduação quanto no âmbito das pesquisas. Mesmo nos campos científicos onde as mulheres estão presentes, elas pouco participam das decisões políticas, reconhece a organização.

Para falar um pouco sobre essa participação das mulheres na ciência, o Portal Adverso fez uma entrevista com a professora Nadya Pesce da Silveira, diretora do Instituto de Química da UFRGS. A pesquisadora acredita que o aumento da presença feminina na produção científica se deve a uma mudança cultural e ao ativismo das mulheres. Ela também destaca que ainda existem muitas questões a serem debatidas e melhoradas, como o reconhecimento de lideranças científicas, que sempre privilegia os homens, e a própria questão da maternidade.

_____________________

Foto: https://www.sul21.com.br/ultimas-noticias/geral/2019/02/hoje-e-dia-internacional-de-mulheres-e-meninas-na-ciencia/

Fontes:

1. https://www.tupi.fm/rio/comemoracao-do-dia-das-meninas-e-mulheres-na-ciencia/

2. https://www.sul21.com.br/ultimas-noticias/geral/2019/02/hoje-e-dia-internacional-de-mulheres-e-meninas-na-ciencia/

#CRBio06 #CFbio #SistemaCFBioCRBios #Biologia #Biologos #Acre #Amapa #Amazonas #Para #Rondonia #Roraima #Amazonia #RegiaoNorte #Sustentabilidade #MeioAmbiente #DiaInternacionalDeMulheresEMeninasNaCiencia #ONU

Comissão da Transparência CRBio-06 / Assessoria de Comunicação e Imprensa

Publicado em: 11/02/2020