Notícias

ICMBio abre consulta pública sobre aves da Amazônia

Está aberta a consulta pública para avaliação do estado de conservação das aves da Amazônia. As contribuições podem ser enviadas até 31 de agosto por meio de fichas-base disponíveis no Atlas de Registros de Aves Brasileiras (ARA), no site ara.cemave.net.

As informações vão servir para a próxima oficina de avaliação do estado de conservação das aves brasileiras, que abrangerá 224 espécies da Amazônia, especialmente aquelas da região de Belém-Xingu-Tapajós e outras que ocorrem em toda Amazônia.

A oficina ocorrerá entre 25 a 29 de setembro, em Brasília. Serão convidados pesquisadores com experiência na Amazônia, principalmente nas áreas dos centro de endemismo Belém-Xingu-Tapajós, somando cerca de 15 especialistas. Antes, porém, os interessados podem dar suas contribuições por meio da consulta ampla.

O processo de avaliação de risco de extinção das espécies é contínuo e cíclico, com intervalos de cinco anos entre uma avaliação e outra.

A avaliação do estado de conservação das aves brasileiras está em seu segundo ciclo e é conduzida pelo Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Aves Silvestres (Cemave), do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). As oficinas de avaliação são realizadas por biomas – Caatinga, Amazônia, Mata Atlântica, Campos Sulinos, Cerrado e Pantanal.

Serviço:

Mais informações podem ser obtidas com Alexandre Luiz Padovan Aleixo (Coordenador de taxon) e Diego Mendes Lima (ICMBio/Cemave) pelo e-mail cemave.sede@icmbio.gov.br

Com informações e imagem da Comunicação ICMBio.