Notícias

Instituto Mamirauá abre inscrições para 14º Simpósio sobre Conservação e Manejo Participativo na Amazônia

Nos dias 05, 06 e 07 de julho de 2017, o Instituto Mamirauá realizará a décima quarta edição do Simpósio sobre Conservação e Manejo Participativo na Amazônia - Simcon. O evento ocorrerá em Tefé, município no estado do Amazonas.


O Simpósio tem por objetivo promover a divulgação científica e o debate sobre a conservação da biodiversidade, o manejo de recursos naturais, a gestão de áreas protegidas e os modos de vida das populações locais. É um evento que promove a interação acadêmica interdisciplinar, gerando diálogo entre pesquisadores de diferentes campos do conhecimento.


Se você estuda ou trabalha com temas Amazônicos, participe deste evento! Preencha os formulários de inscrição em http://www.mamiraua.org.br/pt-br/simcon/.


Desde a sua primeira edição, em 2004, o encontro transformou-se de um evento local de apresentação de pesquisas realizadas nas Reservas Mamirauá e Amanã para um evento de maior abrangência, reunindo pesquisadores de diferentes instituições do Brasil. Em 2016, ocorreram 16 apresentações orais e 53 pôsteres foram expostos. Mais de 200 pessoas participaram do evento.


3º Seminário Anual do Projeto BioREC
Nos dias 3 e 4 de julho, juntamente com o 14º SIMCON, o Instituto Mamirauá realizará o 3º Seminário Anual do Projeto Mamirauá - Conservação e Uso Sustentável da Biodiversidade em Unidades de Conservação (BioREC), financiado pelo Fundo Amazônia, gerido pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). No seminário serão apresentados e debatidos com o público relatos de experiência e trabalhos científicos, com resultados das ações de educação ambiental, manejo de recursos florestais não-madeireiros, sistemas agro-florestais, proteção ambiental e recuperação de áreas degradadas.


PROGRAMAÇÃO
A programação será divulgada em breve e será composta por apresentações de trabalhos científicos, palestras e minicursos.

Palestras confirmadas:
A discussão sobre caça no Brasil - João Valsecchi do Amaral, pesquisador do Instituto Mamirauá e responsável pelo Sistema de Monitoramento Integrado do Uso de Fauna (SMUF).
A primatologia na Amazônia Central: Avanços deste a pesquisa de Ayres e perspectivas para o futuro - Fernanda Pozzam Paim, pesquisadora do Instituto Mamirauá e doutoranda em Ecologia, Conservação e Manejo da Vida Silvestre na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
A Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA) - Danielle Pedrociane Rossato, pesquisadora do Instituto Mamirauá e presidente da CEUA.

Minicursos confirmados:
Biodiversidade e taxonomia de peixes Amazônicos - Danielle Pedrociane Rossato,Jonas Oliveira e MSc. Jomara Oliveira, pesquisadores do Grupo de Pesquisas em Ecologia e Biologia de Peixes do Instituto Mamirauá.
Qualidade da água - Maria Cecilia Gomes, Felipe Jacob Pires e João Paulo Borges Pedro, pesquisadores do Laboratório de Qualidade da Água e Meio Ambiente (LAQUA) e do Programa de Qualidade de Vida (PQV) do Instituto Mamirauá.
Mapeamentos participativos aplicados à pesquisa e extensão - Caetano Franco e Jessica dos Santos, pesquisadores do Grupo de Pesquisas "Identidades, Territorialidades e Gestão de Áreas Protegias" e "Agricultura, Biodiversidade e Manejo Sustentável" do Instituto Mamirauá.


CONCURSO DE FOTOGRAFIAS
O Simpósio ainda terá o 8º Concurso de Fotografias do Instituto Mamirauá nas categorias: a) Retratos Humanos da Amazônia; b) Cenários; c) Vida Selvagem Animal; d) A Floresta. Somente serão aceitas imagens fotografadas na Amazônia, relacionadas à missão do Instituto Mamirauá. Os vencedores serão conhecidos durante o 14º Simpósio sobre Conservação e Manejo Participativo na Amazônia, que será realizado durante o evento. As duas primeiras fotografias mais votadas de cada categoria receberão um Kit Mamirauá. Para inscrições, regulamento e outras informações, acesse o site do Instituto Mamirauá: http://www.mamiraua.org.br/pt-br/simcon/concurso-de-fotografias/.


Com informações do Instituto Mamirauá.