Notícias

Treinamento gratuito para o Programa R para Biologia da Conservação inicia nesta quinta

Método online ensina como fazer análises bioestatísticas no software R. Treinamento gratuito começa no dia 26 de novembro
Logo CRBio-06
As pesquisas que subsidiam ações de conservação ambiental demandam a realização de complexas análises de dados ecológicos, o que frequentemente representa grandes desafios aos biólogos. Para encurtar a curva de aprendizagem destes profissionais, o Prof. Marcos Vital (UFAL), criou um método que facilita e acelera o domínio das ferramentas da bioestatística usando um software de código aberto, o programa R.

Em um projeto viabilizado pela parceria entre a Bocaina Biologia da Conservação e a Escola Superior de Conservação Ambiental e Sustentabilidade do Instituto de Pesquisas Ecológicas (ESCAS/IPÊ), o professor da Universidade Federal de Alagoas transpôs esse método para uma plataforma online, em um programa de ensino a distância com duração de 10 semanas.

Delineamento amostral, testes de hipóteses, testes não paramétricos, análises de cluster e de ordenação, permutação de matrizes, medidas e estimativas da diversidade biológica, autocorrelação espacial e elementos básicos de SIG no R são alguns dos temas aprofundados.

Com o objetivo de ajudar o maior número possível de profissionais, o treinamento online começa amanhã, no dia 26 de novembro. As inscrições são totalmente gratuitas, e para se cadastrar, basta informar um e-mail válido.

As inscrições devem ser feitas no site:http://cursos.escas.org.br/programa_r

---

Sobre a Bocaina Biologia da Conservação

Nós acreditamos que a Biologia da Conservação é a chave para a tomada de decisão no século 21. Nossa missão é oferecer qualificação aos profissionais de Meio Ambiente. Nós atuamos por meio da divulgação de técnicas em metodologia científica usadas em estudos de Conservação da Natureza, com foco em Ecologia, Zoologia, Botânica e demais disciplinas estratégicas para a conservação do Meio Ambiente. Mais informações em: http://www.biologiadaconservacao.com.br/

Informações de contato

Vinicius Rodrigues (CRBio 62430/04-D)
Bocaina Biologia da Conservação
vinicius@bocaina.bio.br
(31) 98761 6064


Participe!