Notícias

Estão abertas as inscrições para a 2ª Oficina de Projetos Socioambientais e de Tecnologias Sociais

Logo CRBio-06

A oficina será desenvolvida em dois formatos: um no digital e outro no presencial, e é direcionada a líderes de associações, cooperativas e Organizações Não-Governamentais (ONGs), universitários, estudantes de programas de pós-graduação e demais interessados em conhecer ou desenvolver projetos sociais. São oferecidas 25 vagas. A atividade será realizada no período de 24 de agosto a 2 de setembro, no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI), em parceria com a empresa Amazônia Socioambiental. As inscrições prosseguem até o próximo dia 30.

A atividade contempla uma demanda social identificada pela Coordenação de Tecnologia Social (Cots/Inpa), e será implementada com o suporte da Amazônia Socioambiental, empresa de base tecnológica facilitadora de empreendimentos sociais incubada pela Coordenação de Extensão Tecnológica e Inovação (Ceti/Inpa).

O formato digital é livre, sem custos e acontecerá de 24 a 28 de agosto, sendo necessário somente fazer a inscrição, ter acesso a um computador com internet. "É desejável que os interessados disponham de dez horas para acompanhar o material que será enviado por e-mail", disse o diretor-executivo da Amazônia Socioambiental Diego Brandão. Já no formato presencial, as vagas são limitadas em 25 participantes, realizada de 31 de agosto a 2 de setembro, na Sala da Reuniões da Incubadora de Empresas do Inpa - Campus I, com entrada pela rua Otávio Cabral, s/nº – Petrópolis, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Durante a oficina presencial, a coordenadora da Cots, a professora Dra. Denise Gutierrez, abordará conceitos de Tecnologias Sociais e exemplos relacionados ao portfólio do Inpa. "A Tecnologia Social é um produto, um equipamento material ou imaterial, ou até mesmo um processo, que visa incluir socialmente ou solucionar um problema de ordem prática da vida das pessoas, capaz de produzir melhor qualidade de vida", explica Gutierrez.

Também faz parte do conteúdo programático da oficina as metodologias participativas usadas para identificar oportunidades e atores e os cinco processos comuns ao desenvolvimento de projetos.

A primeira Oficina de Construção de Projetos Socioambientais aconteceu em abril de 2015 e atendeu a 189 interessados, no formato digital, e 25 na modalidade presencial. Participaram representantes de organizações de vários setores da sociedade, como a Fundação Amazonas Sustentável (FAS), o Instituto Sumaúma, a Ambev, o Centro Universitário do Norte (UniNorte), a Marinha do Brasil, a Faculdade Salesiana Dom Bosco, o Coletivo Escola Família Amazonas e a Fucapi.

O resumo geral da primeira oficina está disponível AQUI. Outras informações podem ser solicitadas pelo e-mail pmo@amazoniasocioambiental.com.br.


Com informações da Assessoria de Comunicação do INPA