Notícias

CFBio conclama os Biólogos a participarem de Consulta Pública sobre anfíbios e serpentes

O Conselho Federal de Biologia (CFBio) conclama os Biólogos a participarem de consulta pública sobre anfíbios e serpentes em cativeiro para produção, manutenção ou utilização em atividades de ensino ou pesquisa científica. As contribuições serão recebidas até 27 de junho de 2015, pelo Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (CONCEA).

Conforme explica o texto disponibilizado pelo Edital nº2, de 27 de abril de 2015, que estabelece a Consulta Pública, o manejo de animais silvestres em cativeiro é geralmente feito visando a realização de trabalhos científicos, a exposição pública dos animais em museus ou parques zoológicos, a extração de matéria prima utilizada na pesquisa ou para fins de produção.

"Em relação à manutenção em cativeiro, existe uma vasta literatura detalhando técnicas de manejo em peixes, aves e mamíferos. As serpentes e anfíbios, no entanto, são bastante desconhecidos nesse aspecto, existindo pouca informação sobre a sua manutenção e o seu comportamento em cativeiro", afirma o documento.

As pessoas ou instituições interessadas em participar desta Consulta Pública deverão encaminhar suas sugestões de texto até 27 de junho de 2015, para o e-mail consultapubl.concea@mcti.gov.br.

Confira em anexo o texto "Anfíbios e Serpentes Cativos em instalações para produção, manutenção ou utilização em atividades de ensino ou pesquisa científica", que será publicado na forma de capítulo do Guia Brasileiro de Produção, Manutenção ou Utilização de Animais para Atividades de Ensino ou Pesquisa Científica do CONFEA.

Em seguida, faça suas propostas de inclusão, exclusão ou nova redação do capítulo por meio do Formulário para Contribuições ao texto "Anfíbios e serpentes cativos em instalações para produção, manutenção ou utilização em atividades de ensino ou pesquisa científica"