Notícias

Nota do Presidente do CRBio-06 Sobre o Dia Nacional do Biólogo.

Evento realizado no dia 03 de setembro de 2014 no Auditório Bosque da Ciência localizado no Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia - INPA promovido pelo CRBio-06 em comemoração ao dia do Biólogo.
03 de Setembro de 2014, Dia do BIÓLOGO: Um mundo de Oportunidades!

A Biologia é a ciência que estuda os seres vivos, a relação entre eles e o meio ambiente, além dos processos e mecanismos que regulam a vida. O dia 03 de setembro é a data em que se comemora o Dia do Nacional do Biólogo, em razão da criação oficial da profissão no Brasil, através da Lei n.º6.684/79, regulamentada pelo Decreto n.º88.438, de 28 de junho de 1983.
O Biólogo é o profissional habilitado para atuar nas Grandes Áreas das Ciências Biológicas (Meio Ambiente e Biodiversidade, Biotecnologia e Produção, e Saúde) e em todas suas respectivas Subáreas, exercendo diferentes cargos e funções em Instituições de Ensino e Pesquisa nos diferentes níveis, Órgãos Governamentais e Empresas Públicas e Privadas. E ainda, tem opção de prestar assessoramentos e consultorias, emitir laudos técnicos, e avaliar áreas e fatores diversos concernentes às questões ambientais e biológicas. Algumas dessas Subáreas são: Ecologia, Zoologia, Botânica, Genética, Microbiologia e Imunologia; Análises Clínicas; Saúde Pública; Vigilância Epidemiológica e Sanitária, Controle de Vetores e Pragas; Planos de Recuperação de Áreas Degradadas (PRADs), Auditoria e Licenciamento Ambiental, Biodegradação; Biossegurança; Desenvolvimento, Produção e Comercialização de Materiais, Equipamentos e Kits Biológicos; Ecodesign; Ecoturismo; Gestão Ambiental; Gestão e Tratamento de Efluentes e Resíduos; Inventário, Manejo e Produção de Espécies da Fauna e Flora Nativas e Exóticas; Limnologia; Paisagismo; Planejamento, Criação, Coordenação e Gestão de Unidades de Conservação (UC)/Áreas Protegidas.
O Conselho Regional de Biologia - 6ª Região (CRBio-06) é uma Autarquia Pública Federal que abrange os Estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia e Roraima, tem como missão orientar, disciplinar e fiscalizar o exercício legal da profissão de Biólogo para a formação e o aprimoramento dos profissionais que atuam nas diferentes Áreas das Ciências Biológicas, zelando pelo prestígio e bom conceito do profissional da Biologia e pela melhoria dos serviços por ele prestados à sociedade, no âmbito de sua jurisdição. E, dessa forma, por atuar junto a uma das mais belas e importantes profissões, o CRBio-06 parabeniza todos os biólogos pela sua data comemorativa, esperando contribuir sobremaneira para o crescimento da profissão nesta tão desafiadora e impar região do planeta. E para comemorar esta importante data, o CRBio-06 sente-se honrado em convidar os biólogos para as solenidades alusivas ao seu dia que ocorreram no dia 03 de setembro de 2014 em Manaus-AM no Auditório do Bosque da Ciência, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia – INPA; nos dias 03 e 04 de setembro em Belém-PA na Universidade Federal do Pará-UFPA e na CESUPA juntamente com a ABIOPA; e nos dias 04 e 05 de setembro em Santarém-PA na Universidade Federal do Oeste do Pará-UFOPA. Haverá uma vasta programação com palestras, sorteio e confraternização. Maiores informações no site www.crbio06.gov.br, ou crbio06@crbio06.gov.br ou pelo telefone 3611-8926.

Biólogo Edinbergh Caldas de Oliveira
Reg. 13010/6-D
Conselheiro Presidente / CRBio-06